5 Seconds of Summer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
5 Seconds of Summer
5 Seconds of Summer
5 Seconds of Summer em 2016. Da esquerda para a direita: Michael Clifford, Luke Hemmings, Calum Hood e Ashton Irwin.
Informação geral
Também conhecido(a) como 5SOS
Origem Sydney
País Austrália
Gênero(s)
Período em atividade 2011–presente
Gravadora(s)
Afiliação(ões)
Integrantes

Luke Hemmings
Michael Clifford
Calum Hood
Ashton Irwin

Página oficial 5SOS.com

5 Seconds Of Summer (também conhecido como 5SOS) é uma banda australiana de pop punk, formada em Sydney no ano de 2011. [1] É composta por Luke Hemmings (vocais e guitarra), Calum Hood (baixo e vocais), Michael Clifford (guitarra, piano e vocais) e Ashton Irwin (bateria e vocais). O grupo tornou-se famoso através do YouTube, publicando vídeos de si mesmos fazendo "covers" de canções de vários artistas por volta de 2011. Depois descobertos por Louis Tomlinson, em 2012 foram convidados para abrir os shows da "Take Me Home Tour" da boyband britânica, One Direction, que passou pela Austrália, Canadá e Estados Unidos da América e assim, também ganhando destaque internacional. A banda também apoiou a boyband nos shows da turnê "Where We Are"[2]

O single de estréia oficial da banda foi lançado em Fevereiro de 2014 e intitula-se "She Looks So Perfect". A canção liderou as paradas na Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e Reino Unido. O primeiro álbum de estúdio autointitulado foi lançado em Junho de 2014 e atingiu o pico #1 da Billboard 200 dos Estados Unidos e em mais 10 países.

História[editar | editar código-fonte]

2011-2012:Início e formação da banda[editar | editar código-fonte]

A banda começou quando Luke Hemmings, Michael Clifford e Calum Hood estudavam na mesma escola (Norwest Christian College) e decidiram juntar-se como banda e começaram a postar videos fazendo "covers" de algumas músicas e publicar através do Youtube. O cover da música “Next To You” de Chris Brown e Justin Bieber ultrapassou a marca de 600.000 visualizações.

Em 3 de Dezembro de 2011, a banda não tinha baterista, o trio decidiu então pagar a Ashton Irwin em torno de três libras para tocar bateria num pequeno concerto. Com o passar de pouco tempo Ashton Irwin se juntou a banda como o novo baterista, e 5 Seconds Of Summer se formou. Juntos, eles atingiram mais de 5 milhões de visualizações em seu canal no Youtube e uma grande quantidade de seguidores no Facebook, Twitter e no Instagram

A banda chamou à atenção de vários selos musicais e produtores, assinaram um contrato com a Sony ATV Music Publishingl e apesar de não ter nenhuma divulgação além das redes sociais, o primeiro EP chama-se “Unplugged” ficou em #3 no ITunes Austrália e entre o Top 20 na Nova Zelândia e Suécia.

"5 Seconds Of Summer" passou a segunda metade de 2012 escrevendo e desenvolvendo sua música com "Christian Lo Russo" e "Joel Chapman", membros da banda australiana Amy Meredith, com quem escreveram duas músicas que participaram do Somewhere New EP – Beside You e Unpredictable. O EP também foi produzido por Joel Chapman. O vídeo clipe para o primeiro single "Out Of My Limit" recebeu mais de 100.000 visualizações nas primeiras 24 horas.

A carreira internacional aumentou significadamente quando Louis Tomlinson, da boyband britânica One Direction, postou o vídeo de "Gotta Get Out" afirmando ser um grande fã da banda há algum tempo. 5 Seconds Of Summer foi novamente alvo do interesse da One Direction quando lançaram seu primeiro single, "Out Of My Limit", em 19 de Novembro de 2012, e Niall Horan tweetou o link para o vídeo clipe. Com o sucesso do lançamento do "Unplugged EP" em Junho de 2012, a banda embarcou na "Twenty Twelve Tour", tocando no Uni Bar em Adelaide, Oxford Art Factory em Sydney, Old Museum em Brisbane e Corner Hotel em Melbourne, e esgotaram a evento.

Em Dezembro de 2012, embarcaram para uma viagem de composição para Londres, onde escreveram com vários artistas incluindo McFly, Roy Stride (Scouting for Girls), Nick Hodgson (Kaiser Chiefs), Jamie Scott, Jake Gosling, Steve Robson e James Bourne (Busted). [3]

2013: Participações em Turnês[editar | editar código-fonte]

Em maio de 2012, 5 Seconds Of Summer anunciou as datas da sua turnê no "Factory Theatre" em Sydney, Old Museum em Brisbane e Xavier College em Melbourne. Os ingressos esgotaram-se em menos de dois minutos e novos espetáculos tiveram que ser anunciados em cada cidade, também tiveram os seus ingressos esgotados. Em Junho de 2012, a banda embarcou na "Twenty Twelve Tour", tocando no Uni Bar em Adelaide, Oxford Art Factory em Sydney, Old Museum em Brisbane e Corner Hotel em Melbourne.

Em outubro de 2012, 5 Seconds Of Summer se juntou à Hot Chelle Rae e Cher Lloyd, tocando no Enmore Theatre em Sydney, Convention Centre em Brisbane, Festival Hall em Melbourne, Royal Theatre em Canberra e AEC Theatre em Adelaide.

No dia 3 de novembro de 2012, a banda fez o seu primeiro espetáculo internacional no Zeal Café em Auckland na Nova Zelândia. Em 25 de Novembro, eles tocaram como atração principal no Metro Theatre em Sydney, antes de irem para o Reino Unido por três meses.

Em 14 de fevereiro de 2013, foi anunciado que a 5 Seconds Of Summer seria a banda de apoio para a nova turnê mundial do One Direction, "Take Me Home Tour". A turnê iniciou-se na O2 Arena em Londres no dia 23 de Fevereiro de 2013 no Reino Unido e passou pelos Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália, incluindo 7 shows na Allphones Arena em Sydney, cidade da banda 5SOS.

Em março de 2014 foi anunciado que os 5 Seconds Of Summer abririam os concertos dos One Direction, na "Where We Are: Stadium World Tour", na parte da América do Norte e em no fim de Março foi anunciado que também abririam os concertos deles na Europa, apesar, de terem cancelado a presença em Portugal, em julho de 2014.

2014: Lançamento Mundial[editar | editar código-fonte]

No final de março de 2014, o primeiro single da banda, "She Looks So Perfect", foi lançado no Reino Unido. Em 13 de maio de 2014, a banda anunciou que seu álbum de estreia, chamado 5 Seconds of Summer, seria lançado em 27 de junho de 2014 na Europa e na Austrália, com outros lançamentos que viriam mais tarde. O álbum estreou como número #1 na parada da Billboard e alcançou a posição número #1 em 13 países, bem como o Top 10 em 26 países.[4]

Em 9 de maio, eles lançaram seu segundo single, "Don't Stop". A canção estreou no número #2 no UK Singles Chart. Em 15 de julho de 2014, a banda lançou seu terceiro single, "Amnesia", que foi a única canção do álbum não escrita pelos próprios membros da banda, mas, pelos irmãos Madden do Good Charlotte.

2015[editar | editar código-fonte]

Em 2015, a banda lançou seu segundo álbum chamado Sounds Good Feels Good com músicas escritas pelos próprios integrantes da banda. O álbum contém hits como Jet Black Heart, Hey Everybody e She's Kinda Hot

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio

Membros da banda[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. (em inglês). MTV http://www.mtv.com/news/1726655/5-seconds-of-summer-new-york-concert/. Consultado em 13 de outubro de 2014  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  2. (em inglês). Mail online http://www.dailymail.co.uk/tvshowbiz/article-2631646/The-ultimate-praise-One-Directions-Liam-Payne-jealous-Sydney-boy-band-5-Seconds-Summers-musical-talents.html. Consultado em 13 de outubro de 2014  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  3. (em inglês) http://poyntersource.com/5-seconds-of-summer-says-mcfly-are-an-influence-on-their-music/. Consultado em 13 de outubro de 2014  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  4. «5SOS lidera no Reino Unido» (em inglês). BBC news. Consultado em 13 de outubro de 2014