50 First Dates

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
50 First Dates
A Minha Namorada Tem Amnésia (PT)
Como Se Fosse a Primeira Vez (BR)
Pôster de divulgação.
 Estados Unidos
2004 • cor • 99 min 
Direção Peter Segal
Produção Jack Giarraputo
Steve Golin
Nancy Juvonen
Roteiro George Wing
Elenco Adam Sandler
Drew Barrymore
Rob Schneider
Sean Astin
Lusia Strus
Blake Clark
Dan Aykroyd
Gênero comédia romântica
Idioma inglês
Música Teddy Castellucci
Cinematografia Jack N. Green
Edição Jeff Gourson
Estúdio Happy Madison
Flower Films
Distribuição Columbia Pictures
Lançamento Estados Unidos 13 de fevereiro de 2004
Brasil 13 de fevereiro de 2004
Portugal 22 de abril de 2004
Orçamento US$ 75 milhões[1]
Receita US$ 196.482.882[1]
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

50 First Dates (Como Se Fosse a Primeira Vez (título no Brasil) ou A Minha Namorada Tem Amnésia (título em Portugal)) é um filme americano do gênero comédia romântica de 2004 dirigido por Peter Segal e escrito por George Wing. O filme é estrelado por Adam Sandler como um veterinário mulherengo com medo de compromisso e Drew Barrymore como uma amnésica, juntamente com Rob Schneider, Sean Astin, Lusia Strus, Blake Clark e Dan Aykroyd.

A maior parte do filme foi filmado em Oahu, Hawaii. Adam Sandler e Drew Barrymore ganharam um prêmio na MTV. Este é o segundo de seus dois filmes até hoje como protagonistas, sendo Afinado no Amor o primeiro.

O comprometimento da memória fictícia que sofreu a personagem de Barrymore é semelhante à perda de memória a curto prazo e a amnésia anterógrada.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Henry Roth (Adam Sandler) é um veterinário de vida marinha mulherengo que cuida de animais em um parque de diversões aquático no Havaí. O filme começa com uma revisão das conquistas sexuais de Henry e cenas dele trabalhando com seus assistentes Ula (Rob Schneider) e Alexa (Lusia Strus).

Uma manhã, Henry conhece Lucy Whitmore (Drew Barrymore), uma professora de arte local, em um café. Conversando eles concordaram em se encontrar no dia seguinte, mas quando Henry retorna Lucy não tem memória dele ou do dia anterior. Puxando-o de lado para onde Lucy não pode ouvi-los, o dono do café explica a Henry que como resultado de um acidente de carro um ano antes, Lucy sofre de Síndrome de Goldfield, uma forma fictícia de amnésia anterógrada em que os eventos de cada dia desaparecem de sua memória durante a noite. Ela inocentemente acredita que todos os dias é aniversário de seu pai, Marlin (Blake Clark), que acontece exatamente no dia do acidente. A fim de protegê-la da dor de repetidamente saber sobre o acidente, Marlin e irmão de Lucy, Doug (Sean Astin) reencenam todos os dias o aniversário de Marlin.

Percebendo que ele está se apaixonando por Lucy, Henry inventa novas maneiras de "encontrar-lá" novamente a cada dia, esperando que um dia ela irá reter suas memórias e sentimentos para ele. Ele finalmente convence Marlin que esconder a verdade de Lucy é pior do que explicar a ela a cada dia, então eles começam a deixar fitas de vídeo para ela assistir, todas as manhãs, explicando sua situação e sua relação com Henry. Lucy também escreve notas para si mesma em um diário. Ao longo do tempo, ela começa a retribuir os sentimentos de Henry, mesmo aceitando a sua proposta de casamento.

Uma manhã, Lucy ouve que Henry cancelou seus planos para navegar para o Ártico em uma expedição de pesquisa, para o qual ele havia passado anos se preparando para estar com ela. Não querendo segurá-lo, ela destrói todas as evidências de seu relacionamento, insiste para que ele deixe-a e compromete-se a uma unidade especializada em um hospital.

Agora excluído da vida de Lucy, Henry se prepara para sua viagem. Antes dele embarcar Marlin lhe dá um CD dos Beach Boys contendo a música que Lucy costumava emprestar a Marlin para suas viagens de pesca quando ela era uma menina porque ela o fazia lembrar de sua esposa. Mais recentemente, Lucy cantava essa música nos dias em que ela estava com Henry. Logo após a partida, Henry percebe que o CD pode ser uma dica de Marlin dizendo que Lucy, de fato, lembra-se dele, então ele corre de volta ao hospital para vê-la. Ao vê-lo novamente, Lucy explica que ela ainda não sabe quem ele é, mas ela tem sonhado com ele e se lembra de seu rosto, como evidenciado pelos muitos quadros e desenhos que ela fez dele durante o tempo que esteve no hospital. Tomando esta ser a prova de seu amor um pelo outro, o casal se reuni.

A última cena do filme é ambientado alguns anos depois. Embora ela não tenha conhecimento de como ela acorda uma manhã na cabine do iate de Henry, Lucy é casada com Henry e vela no Ártico com ele, seu sonho finalmente cumprido. Depois de lágrimas assistindo cenas de seu acidente e seu casamento com Henry em uma fita de vídeo, ela sobe para o convés do barco para ser cumprimentado por Henry, sua filha mais nova, e Marlin.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

50 First Dates: Love Songs From The Original Motion Picture
Trilha sonora de Vários Artistas
Lançamento 3 de fevereiro de 2004
Gênero(s) Ska, reggae, new wave
Duração 49:46
Idioma(s) inglês
Gravadora(s) Maverick Records
Opiniões da crítica

O parâmetro das opiniões da crítica não é mais utilizado. Por favor, mova todas as avaliações para uma secção própria no artigo. Veja como corrigir opiniões da crítica na caixa de informação.

A trilha sonora contém versões cover de músicas que foram gravadas originalmente em 1980. Isto inclui principalmente covers de reggae e ska, esses gêneros dão uma sensação tropical ou havaiana. Foi um sucesso comercial moderado, atingindo a #30 na Billboard 200 e #1 no Top Soundtracks e também no Top Reggae Albums nos Estados Unidos.

N.º Título Compositor(es) Artista Duração
1. "Hold Me Now" (Thompson Twins) Tom Bailey, Alannah Currie, Joe Leeway Wayne Wonder 4:13
2. "Lovesong" (The Cure) Robert Smith, Simon Gallup, Porl Thompson, Boris Williams, Roger O'Donnell 311 3:29
3. "Lips Like Sugar" (Echo & the Bunnymen) Will Sergeant, Ian McCulloch, Les Pattinson Seal feat. Mikey Dread 5:00
4. "Your Love (L.O.V.E. Reggae Mix)" (The Outfield) John Spinks Wyclef Jean feat. Eve 4:14
5. "Drive" (The Cars) Ric Ocasek Ziggy Marley 4:27
6. "True" (Spandau Ballet) Gary Kemp will.i.am & Fergie 3:47
7. "Slave to Love" (Bryan Ferry) Ferry Elan Atias 4:24
8. "Every Breath You Take" (The Police) Sting UB40 3:56
9. "The Ghost in You" (The Psychedelic Furs) Richard Butler, Tim Butler Mark McGrath 4:24
10. "Friday I'm in Love" (The Cure) Smith, Gallup, Thompson, Williams, Perry Bamonte Dryden Mitchell do Alien Ant Farm 3:01
11. "Breakfast in Bed" (Dusty Springfield, 1969/UB40 feat. Chrissie Hynde, 1988) Eddie Hinton, Donnie Fritts Nicole Kea (Nicole Scherzinger) 3:22
12. "I Melt with You" (Modern English) Robbie Grey, Gary McDowell, Stephen Walker, Michael Conroy, Richard Brown Jason Mraz 3:36
13. "Forgetful Lucy"   Sandler, Allen Covert, Tim Herlihy Adam Sandler 1:53
Duração total:
49:46

Outras músicas do filme[editar | editar código-fonte]

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

MTV Movie Awards 2004 (EUA)

  • Venceu na categoria de Melhor Equipe (Adam Sandler e Drew Barrymore).
  • indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Adam Sandler) e Melhor Atriz (Drew Barrymore).

People's Choice Awards 2005 (EUA)

  • Venceu na categoria de Favorite On-Screen Chemistry (Adam Sandler e Drew Barrymore).

Kids' Choice Awards 2005 (EUA)

  • Venceu na categoria de Ator Favorito (Adam Sandler).
  • Indicado na categoria de Atriz Favorita (Drew Barrymore).

Referências

  1. a b 50 First Dates. Box Office Mojo. Página visitada em 1 de janeiro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o