Grammy Awards de 2009

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de 51º Grammy Awards)
Ir para: navegação, pesquisa
Grammy Awards de 2009
51.ª edição
Data 8 de Fevereiro de 2001
Local Staples Center, Los Angeles, Califórnia
Transmissão original CBS
Último
Último
2008
2010
Próximo
Próximo

O 51º Grammy Awards (em inglês: 51st Annual Grammy Awards) foi a 51ª edição do prêmio da indústria musical internacional GRAMMY Awards. Realizado em 8 de fevereiro de 2009 a cerimônia foi transmitida aos Estados Unidos da América às 8 horas da noite. As nomeações foram anunciadas em um concerto especial na CBS em 3 de dezembro de 2008 e então, postados no site oficial.[1] Pelo sexto ano consecutivo a cerimônia foi realizada no Staples Center. As estrelas deste ano foram Alison Krauss e Robert Plant, que ganharam todos os cinco prêmios que foram nomeados pelo seu álbum colaborativo, incluindo as categorias Record do ano e Álbum do ano.

Processo[editar | editar código-fonte]

Para ser elegível para um prêmio a gravação deve ter sido lançada e comercializada no período compreendido entre 1º de outubro de 2007 e 30 de setembro de 2008. Seguindo o anúncio da votação final das nomeações, as cédulas são enviadas aos membros da National Academy of Recording Arts and Sciences na qual são votadas. Cada categoria possui cinco propostas, embora com um empate no processo de nomeação de mais de cinco propostas é possível. Os membros são autorizados a votar na Assembleia Geral e até nove outros domínios em seus votos da votação final. Todos os votos são tabulados pela empresa de contabilidade independente Deloitte Touche Tohmatsu. Aproximadamente 7.000 pessoas fazem parte da nomeação e do processo de votação final incluindo artistas, produtores, engenheiros e engenheiros de masterização. Os membros da academia votam baseados na qualidade sozinhos, a não devem ser influenciados pela massa de vendas ou amizades pessoais. A aceitação de presentes é proibida e pode resultar no encerramento da adesão.

Após as nomeações forem anunciadas a todos os destinatários dos prêmios especiais a conquista de prêmios durante toda a vida dos vencedores será anunciada. Além disto, atores e apresentadores serão também anunciados. Neil Diamond recebeu o prêmio Personalidade do ano. Robert Plant and Alison Krauss foram os maiores ganhadores da noite, com cinco prêmios para cada um, incluindo Album do Ano e Record do Ano. Lil Wayne foi a segunda, com seus quatro prêmios ganhos, incluindo Melhor Album de Rap. O terceiro foi Coldplay com três ganhos, incluindo Música do Ano. Artistas que ganharam dois prêmios incluem Adele, Daft Punk and Radiohead.[2]

Performances[editar | editar código-fonte]

Vencedores[editar | editar código-fonte]

Gravação do Ano[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Lista de Nomeações para o 51ts Annual Grammy Awards. The Recording Academy (2008-12-03). Página visitada em 2008-12-04.
  2. Plant/ Krauss, Lil Wayne Venceram no 51st Grammys. Billboard (2008-12-03). Página visitada em 2008-12-04.
  3. a b Suposta vítima de Brown seria sua namorada Rihanna no 51st Grammys. Cable News Network (2008-12-03). Página visitada em 2008-12-04.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]