52.º Batalhão de Infantaria de Selva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
52.º Batalhão de Infantaria de Selva
País  Brasil
Estado Pará Pará
Corporação Brasão do Exército Brasileiro Exército Brasileiro
Sigla 52.º BIS
Criação 31 de janeiro de 1973 (51 anos)
História
Condecorações Ordem do Mérito Militar[1]
Comando
Comandante Ten. cel. Luís Henrique Cetrangolo Dórea
Rotatória de entrada do batalhão, com uma estátua de uma onça pintada, um dos símbolos da unidade.

O 52.º Batalhão de Infantaria de Selva (52.º BIS) é uma unidade do exército brasileiro, localizado no município de Marabá, no sudeste do Pará. É subordinada à 23.ª Brigada de Infantaria de Selva, também sediada em Marabá. O 52.º BIS possui a denominação histórica de "Batalhão Capitão-Mor Francisco Caldeira Castelo Branco."

É um batalhão de 1ª linha, de tipo III, sendo constituído por uma Companhia de Comando e Apoio, e três Companhias de Infantaria de Selva, além do Núcleo Preparatório de Oficiais da Reserva (NPOR).

Está situado na reserva de selva de preparo militar entre os bairros Araguaia e Cidade Jardim, na Nova Marabá, na rodovia Transamazônica, a cerca de 9 km do centro histórico da cidade de Marabá. Está assentado em um grande conjunto arquitetônico, constituído por pavilhões de linhas arrojadas, onde destacam-se o pavilhão de comando, os pavilhões das companhias de fuzileiros, da Companhia de Comando e Apoio, da Base Administrativa e do Pelotão de Saúde.[2] O seu atual comandante é o Ten Cel Alexandre Grangeiro de Lima.[3]

Histórico[editar | editar código-fonte]

No dia 31 de janeiro de 1973, chegava a Marabá, por via aérea, um pelotão da 3ª Companhia do 2.º Batalhão de Infantaria de Selva, sediado na cidade de Belém, caracterizando, efetivamente, a criação do 52.º BIS. Em junho do mesmo ano, chegaram a Marabá os outros dois pelotões.

Assim, em portaria ministerial reservada nº 022, de 10 julho de 1973, foi a 3ª Cia. do 2.º BIS transformada em 1ª Cia. do 52.º BIS. Nesse período, tanto a incorporação do ano de 1974, destinada à 1ª/52.º BIS, quanto a de 1975, já para o 52.º BIS, foram realizadas com jovens recrutas da região de Marabá.

Desde 2003 porta a insígnia da Ordem do Mérito Militar, concedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.[1]

Através da portaria nº 205 de 4 de abril de 2005, o comandante do Exército concedeu a denominação histórica "Batalhão Capitão-Mor Caldeira Castelo Branco", o estandarte e o distintivo históricos. Na relembrança do capitão-mor Francisco Caldeira Castelo Branco, fundador, em 1616, do Forte do Presépio, a primeira fortificação militar da Amazônia e que deu origem à cidade de Belém, pelo que este militar recebeu o epíteto de "descobridor e primeiro conquistador da Amazônia".[4]

Referências

  1. a b BRASIL, Decreto de 25 de março de 2003.
  2. «Dados do Batalhão». Exército Brasileiro. 23 de fevereiro de 2014. Consultado em 23 de fevereiro de 2014 
  3. «O Comandante atual». Comando do 52 BIS. Consultado em 5 de fevereiro de 2021 
  4. «Histórico». Comando do 52 BIS. 23 Fev 2014. Consultado em 23 de fevereiro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]