61 Virginis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
61 Virginis vista de um telescópio.

61 Virginis (abreviadamente 61 Vir) é uma estrela anã amarela ligeiramente menos masissa que o Sol, localizada a 27.8 anos-luz de distância na constelação Virgo. A composição desta estrela é quase idêntica à do Sol e só há um baixo nível de atividade na sua cromosfera.

Sistema planetário[editar | editar código-fonte]

A 14 de dezembro de 2009, cientistas anunciaram a descoberta de três planetas ("b", "c" e "d") com massas entre 5 e 25 vezes a da Terra orbitando em torno de 61 Virginis. Os três planetas estavam orbitando muito perto de sua estrela comparado aos planetas do nosso sistema solar; estes se fossem metidos dentro do nosso sistema solar orbitariam todos dentro da órbita de Vénus. Serão necessários dados adicionais para confirmar a existência dum quarto planeta.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Estrelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.