7, Race Course Road

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
7, Race Course Road
Panchavati
Nomes alternativos 7, RCR
Tipo Residência oficial
Inauguração 1980 (34 anos)
Local Nova Déli,  Índia

Panchavati, conhecida informalmente como 7, Race Course Road, é a residência oficial do Primeiro-ministro da Índia, situada em Nova Déli. A propriedade possui 12 acres e abriga cerca de cinco bangalôs construídos durante a década de 1980, sendo protegida pelo Special Protection Group (Grupo de Proteção Especial). A Race Course Road, que dá nome à residência, é a principal via de Nova Déli, porém, permanece fechada ao acesso público. Em 1984, Rajiv Gandhi tornou-se o primeiro primeiro-ministro a residir em Panchavati. Atualmente, Manmohan Singh ocupa a residência no cargo de primeiro-ministro.

Em Panchavati, o primeiro-ministro costuma recepcionar os dignitários estrangeiros em visita ao país, porém, a sede do gabinete é o Prédio do Secretariado, na região central de Nova Déli.

História[editar | editar código-fonte]

Antes de 1984, o primeiro-ministro da Índia não possuía uma residência oficial, tendo de permanecer em sua própria casa após eleito ou requisitar uma residência ao Parlamento. Jawaharlal Nehru foi o primeiro primeiro-ministro a ter uma residência oficial ao ocupar Teen Murti Bhavan, antiga residência do Comandante-em-chefe do Exército durante a Índia Britânica. Após a morte de Nehru, em 1964, o local foi convertido em sede de um museu em sua memória.

Lal Bahadur Shastri, sucessor de Nehru, optou por morar em 10 Janpath, onde permaneceu de 1964 a 1966. A residência, então, foi convertida em sede do Congresso Nacional Indiano e posteriormente em residência de Sonia Gandhi.

Até 1984, a residência oficial foi a 1, Safdarjung Road. Porém, com o assassinato de Indira Gandhi, seu sucessor decidiu morar em 7, Race Course Road, tornando-a permanentemente residência oficial dos primeiro-ministro da Índia.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre 7, Race Course Road
Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.