Açıksaray

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fachada.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Açıksaray

O Açıksaray ("palácio aberto") é um complexo monástico escavado na rocha construído durante o Império Bizantino, situado a cerca de 4,5 km a sudeste de Gülşehir, na região histórica da Capadócia.

O complexo cobre uma área de cerca de 1 km² e inclui estábulos, alojamentos, refeitório e outras áreas relacionadas com atividades económicas. Há oito conjunto de edifícios em volta de um vale. Teem vários andares e por alguns deles exibem fachadas impressionantes. Como a maior parte das igrejas trogloditas da Capadócia, pensa-se que as igrejas de Açıksaray datem do século XI, mas não teem frescos, embora estejam decoradas com pinturas ornamentais simples.

Um dos conjuntos tem uma arcada cega e articulada. O teto da sala principal tem um relevo com uma cruz e acima da entrada estão pintados dois touros frente a frente, em posição de combate, cujas cabeças foram parcialmente destruídas pela abertura de uma janela. O significado do touro na cristandade antiga não é conhecido e é raro encontrar este animal representado em igrejas da Capadócia.

Açıksaray tem menos áreas residenciais e igrejas que outros complexos monásticos da região. Supõe-se que, além de mosteiro terá servido de caravanserai seljúcida, ou seja de hospedaria de viajantes aos quais fornecia alimento e dormida.

Notas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Não usada diretamente, mas referida no artigo «Açıksaray» na Wikipédia em alemão (acessado nesta versão):