Açude do Jatobá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Açude do Jatobá
Localização
Localização Brasil Editar isso no Wikidata
Coordenadas 7°3'40"S, 37°16'23.48"W
Mapa
Dados gerais
Data de inauguração 1952
Tipo barragem

O Açude do Jatobá é um açude de Patos, Paraíba Localizado Entre o Jatobá-Mutirão e que serve de abastecimento de água para a cidade.

História[editar | editar código-fonte]

O Jatobá, que já foi o principal açude no abastecimento da cidade de Patos, teve sua construção em 1952 no governo de José Américo e sangrou pela primeira vez no dia 25 de março de 1960.[1]

No Final de 2015 o Açude se encontrava com Apenas 4,5 de sua capacidade.

Localização e importância[editar | editar código-fonte]

Possui uma capacidade de armazenamento de água de 17 milhões de e está localizado às margens da PB-110, saída para Teixeira, próximo ao campus da UFCG.

É o mais antigo reservatório de Patos e o mais popular, vários bairros cresceram às suas margens, a exemplo Alto da Tubiba, Mutirão, Nova Conquista e o próprio bairro do Jatobá.[2]

Suas águas possuem uma importância grande, também para a agricultura, pois são utilizadas para irrigar algumas culturas agrícolas que abastecem principalmente a população de Patos e da vizinha cidade São José do Bonfim.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Ouvintes da Rádio Espinharas pedem restauração urgente do Açude do Jatobá. Escute; Disponível em <[1]> Acesso em 17 de Abril de 2013.
  2. DB ONLINE. Açude Jatobá Sangra e Número de Reservatórios Cheios Chega a 52.?, PB. 2008, DB ONLINE. Disponível em <http://www.db.com.br/noticias/?80643>. Acesso em: 26 de Jan de 2011.
  3. SOUZA, Antonio Tércio de Azevedo Diagnóstico Físico - Conservacionista da Bacia Hidrográfica do Açude Jatobá, Patos - PB / Antonio Tércio de Azevedo Souza. - Patos - PB: CSTR, UFCG, 2010. Disponível em <http://www.cstr.ufcg.edu.br/grad_eng_florest/mono_ef/mono_antoniotercio.pdf>. Acesso feito em: 26 de Jan de 2011.