A-104

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Apollo program insignia.png
Lançamento do A-104

A-104 foi o nono vôo teste não tripulado do Saturno I (Saturn-Apollo 9 - SA9) para o Projeto Apollo da NASA (agência espacial dos EUA). Lançado a partir do Cabo Canaveral em 25 de maio de 1965.
Essa missão foi a segunda da série operacional com o Saturno I e pela quarta vez o modelo da nave espacial Apollo foi carregado. O veículo também lançou o segundo Satélite Pegasus B. A missão foi similar à missão anterior (A-103), exceto que um único conjunto do motor de controle de reação foi montado sobre o modelo do módulo de serviço (BP-26), que foi equipado para obter dados adicionais sobre a temperatura ambiental do lançamento. Nesse conjunto, diferente da missão A-101 onde dois dos quatro motores foi uma configuração do protótipo, todos os motores foram simulados. O lançamento foi normal e a carga foi introduzida na órbita aproximadamente 10.6 minutos após o lançamento. A trajetória e velocidade foram muito próximas à planejada. A nave Apollo se separou do Satélite Pegasus B 806 segundos após a decolagem e a montagem dos painéis para detecção e estudo da freqüência de impactos de micro meteoritos começou após 1 minuto.
Todos os objetivos da missão foram cumpridos com êxito.

Parte do Projeto Apollo da NASA que ocorreu entre 1961 e 1972, em plena corrida pela conquista da lua.

Ver também[editar | editar código-fonte]