AKM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
AKM
AKM automatkarbin, Ryssland - 7,62x39mm - Armémuseum.jpg
O fuzil de assalto AKM
Tipo Fuzil de assalto
Local de origem União Soviética
História operacional
Em serviço 1959 - até hoje
Histórico de produção
Criador Mikhail Kalashnikov
Data de criação 1950
Especificações
Calibre 7.62x39mm
Cadência de tiro 600 tiros/min
Alcance efetivo 100 m
Alcance máximo 1,000 m com ajustes de mira

O AKM (em russo: Автомат Калашникова Модернизированный; Avtomat Kalashnikova Modernizirovanniy ou "fuzil automático Kalashnikov modernizado") é um fuzil de assalto 7,62 mm desenhado por Mikhail Kalashnikov. É uma versão melhorada do fuzil AK-47, sendo que o AKM foi desenhado em 1950. Introduzido à serviço do Exército Vermelho em 1959, o AKM é a variante onipresente entre a série AK de armas de fogo. É encontrado em muitos antigos membros do Pacto de Varsóvia e em muitos aliados Africanos e Asiáticos. A produção destes fuzis é realizada pela Tula Arms Plant (e Tula Arsenal) e pela IZH. Foi oficialmente substituído no exército soviético pelo AK-74 no final da década de 1970, mas continua sendo usado no mundo todo.[1]

Detalhes de Projeto[editar | editar código-fonte]

Um sub-oficial romeno com uma AKM modelo 65.

O AKM é um Fuzil de assalto que utiliza munição 7.62x39mm, que utiliza o cartucho intermediário soviético. É operado à gás com um ferrolho rotativo. O fuzil AKM detém poder de fogo seletivo, podendo disparar tiros únicos ou rajadas automáticas em um ritmo de 600 tiros/min.

Engenharia[editar | editar código-fonte]

Comparado com o AK-47, o AKM apresenta melhoras e aperfeiçoamentos nos detalhes, que otimizaram o fuzil para a produção em massa; algumas peças e conjuntos foram concebidos utilizando métodos de fabricação simplificados. Notavelmente, o receptor de aço moído da AK-47 foi substituído por um "U" de aço de estampagem. Como resultado dessas modificações, o peso do AKM foi reduzido em aproximadamente um quilograma, a precisão durante uma rajada automatica foi aumentado e diversos problemas de confiabilidade foram abordados.

Acessórios[editar | editar código-fonte]

O fuzil AKM vem suprido com uma variedade de kits que contém o M1959 6H4 ou 6H3, um tipo de baioneta que tem um acessório para cortar arame farpado acoplado em sua bainha e que vem com cartuchos sintéticos, ou de ligas metálicas.

Referências

  1. Rottman, Gordon (2011). The AK-47 Kalashnikov series assault rifles. Great Britain: Osprey Publishing. ISBN 978-1-84908-461-1.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre AKM