ALT Linux

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
ALT Linux  v  e 

Captura de tela
ALT Linux 5.0 Desktop KDE
Desenvolvedor ALT Linux Team
Arquiteturas x86 x86-64
Modelo do desenvolvimento Software Livre
Lançado em 25 de março de 2001 (13 anos)[2]
Versão estável 7.0.0 / 2 de julho de 2013; há 61 semanas
Versão em teste Sisyphus (em inglês)  / diária
Língua natural Multilíngue
Família GNU
Núcleo Linux
Método de atualização apt-rpm
Gerenciamento de pacotes RPM
Interface KDE (Desktop)
Gnome (Desktop 5.0)
XFCE (Lite)
Licença GNU GPL / Outras
Estado do desenvolvimento Corrente
Website http://www.altlinux.com.br/ (em português) , acessado pela última vez há 273 semanas e 6 dias
Posição no Distrowatch 111ª (em inglês, em espanhol, em francês, em alemão, em tcheco/checo, em japonês e em chinês
Origem comum  Rússia
Portal do Software Livre

ALT Linux é um conjunto de sistemas operacionais baseados no Linux. O ALT Linux é desenvolvido em conjunto pela comunidade de desenvolvedores do ALT Linux e a equipe da ALT Linux Ltd.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1999-2000, a distribuição desenvolveu o núcleo da futura ALT Linux Team, com base na distribuição MandrakeLinux aonde era uma versão russa (Mandrake Russo).

Desde 2000, começou a produzir pacotes Mandrake, uma significativa mudança no sistema em assembler e no gerenciador de pacotes RPM. De acordo com a versão 3,0 (2005) todos os pacotes Mandrake Russo, instalados no sistema, foram completamente produzidos pela própria ALT Linux Team. Agora as distribuições ALT Linux estão em seguindo um ramo distinto e não tem nada a ver com o Mandrake ou Mandriva.

Distribuições[editar | editar código-fonte]

Lite[editar | editar código-fonte]

ALT Linux Lite - Uma pequena distribuição para computadores mais antigos e de pouca de memória, com o Xfce como desktop. Disponível nas versões Normal e Live CD

Compact[editar | editar código-fonte]

ALT Linux Compact - distribuições sob medida para usuários iniciantes. É suposto ser utilizado principalmente em estações de trabalho, casa computadores e notebooks. Inclui características adicionais para uma fácil configuração, além de todas as funções e aplicações multimídia, e alguns jogos. Compact também é popular escolha para OEMing, ou seja, criando uma edição específica apenas incluindo os drivers do seu hardware.

A última versão do Linux ALT Compact (3.0) foi lançada em dezembro de 2003 (CD, DVD e Live CD). A distribuição Compact já foi descontinuada e não possui mais atualizações.

Desktop[editar | editar código-fonte]

ALT Linux Desktop - distribuição certificada pela FSTEK Rússia[3]

Office Server[editar | editar código-fonte]

ALT Linux Office Server - distribuição com um conjunto fixo de elementos servidor, totalmente personalizável e com interface web.[4]

Server[editar | editar código-fonte]

ALT Linux 4.0 Server [5] - distribuição servidor certificada pela FSTEK Rússia[6] com administração via web e atualização constante.

Terminal[editar | editar código-fonte]

ALT Linux 4.0 Terminal - distribuição para a implantação de Terminal Server/Client.

A Distribuição apresenta baixos requisitos de sistema para computadores que são usados como terminais; A distribuição está desenvolvendo uma empresa parceira de Kiev chamda "Media Magic";

Children (Criança)[editar | editar código-fonte]

A distribuição é destinada a crianças para desenvolver a criatividade ou apara professores no campo da computação gráfica e vídeo digital. Base de distribuição é um curso de formação gráfica, animação, vídeo, juntamente com ferramentas de software multimídia e materiais necessários para a realização das aulas. ALT Linux 4.1 Criança também inclui o famoso GCompris Suite para crianças com menos de 10 anos de idade, e outros materiais de referência, e uma pequena seleção de jogos de computador.[7]

Atualmente a Versão Children 4.1 (Criança) está em Fase Beta Live CD (O principal curso de formação e materiais estão em russo apenas e o KDE, GCompris e jogos estão em Inglês, em sua versão Oficial estará disponível em outras linguagens )

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]