aMule

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde junho de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


aMule
EMule mascot.png
AMule 2 2 4.png
aMule 2.2.4
Desenvolvedor Equipe do aMule
Versão estável 2.2.6 (16 de setembro de 2009; há 274 semanas e 4 dias)
Sistema operacional Multiplataforma
Gênero(s) Compartilhador de arquivos P2P
Licença GNU GPL
Página oficial www.amule.org

Em computação, o aMule é uma aplicação peer-to-peer de partilha de ficheiros que trabalha com a rede eDonkey, mas que oferece mais características que o cliente eDonkey padrão. É uma bifurcação do código-fonte do xMule, que, por sua vez, é uma bifurcação do projecto lMule, que foi a primeira tentativa de trazer o cliente eMule para Linux. Tal como o eMule, o aMule é Software Livre publicado sob a GNU General Public License.

O objectivo definido do projecto aMule é o de ser o "emule de todas as plataformas". Actualmente existem versões para GNU Linux, Mac OS X, FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, Solaris e Windows.

Desde o início do projecto como uma bifurcação não-amigável do projecto xMule, tem havido animosidades contínuas entre os desenvolvedores e apoiantes desses projectos.

A conformidade do projeto aMule com a GPL foi discutida várias vezes, principalmente em resposta às críticas do único desenvolvedor do xMule que restou após a bifurcação. No entanto, a partir de contactos com a Free Software Foundation feitos pelo criador do aMule, a licença do aMule foi alterada ao ponto de já se encontrar em total conformidade com a GPL.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software livre é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre AMule