APRS

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde maio de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

APRS (Automatic Position Reporting System) é um Sistema de uso dos radioamadores, criado pelo radioamador americano Bob Bruninga (WB4APR) da Academia Naval dos Estados Unidos.

Com a utilização de programas (softwares) específicos, o radiomador consegue aliando radio e GPS (Global Position Satelitte), manter contatos em longas distâncias, sem a preocupação com a abertura de propagação e frequências.O sistema é muito utilizado, por radioamadores, para a localização de veículos terrestres, naúticos e aeronaves. O sistema aliado ao rádio é uma ferramenta sofisticada de rastreamento global, e apoio em caso de comunicações emergênciais. São utilizados, também, sinais de satélites que transmitem condições climáticas.

No Brasil a frequência utilizada para esta modalidade é 145.570 MHz., em Portugal é 144.800 MHz. O sitema é definido como de utilidade pública, pois antes de tudo visa o auxílio ao próximo. Para fazer parte deste seleto grupo, basta que o interessado preste os devidos exames junto ao órgão Fiscalizador de Telecomunicações e obtenha o Certificado e Licença de Operador de Estação Radioamadora.

Ícone de esboço Este artigo sobre Radioamadorismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.