ASCII Corporation

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
ASCII Corporation
Tipo Kabushiki gaisha
Fundação 24 de junho de 1991
Fundador(es) Kazuhiko Nishi
Sede Chiyoda, Tóquio, Japão
Produtos Revistas e Jogos eletrônicos
Accionistas Kiyoshi Takano, Presidente
Faturamento 433 milhões de ienes[1]
Página oficial ascii.co.jp

ASCII Corporation (株式会社アスキー, Kabushiki kaisha Asukī?) foi uma editora japonesa fundada em 24 de junho de 1991. Ela foi um dos artífices da criação do padrão de microcomputadores MSX. A empresa era subsidiária da Kadokawa Group Holdings e membro do Kadokawa Group. Sua principal publicação foi ASCII, uma das mais antigas revistas sobre microcomputadores em todo o mundo. Em 1 de abril de 2008, a ASCII Corporation se fundiu com a editora MediaWorks; após a fusão, a razão social foi alterada para ASCII Media Works.[2]

História[editar | editar código-fonte]

A ASCII foi fundada por Kazuhiko Nishi com o apoio de Kazuya Watanabe, executivo da NEC Corporation. Ambos foram os responsáveis pela criação do MSX, um dos mais populares padrões mundiais de computadores domésticos em 8 bits da história. O trabalho original da ASCII estava voltado principalmente para o desenvolvimento e criação de hardware. A medida em que a popularidade dos jogos eletrônicos crescia na década de 1980, a ASCII voltou sua atenção para o desenvolvimento e divulgação de software para videogames populares, como o Nintendo Entertainment System e Sega Genesis. A ASCII tornou-se tão popular no mercado de software que em 1991 criou uma filial nos Estados Unidos, a ASCII Entertainment.

Embora as atividades da ASCII no Japão tenham experimentado um declínio, no mercado estadunidense elas se ampliaram para dar suporte ao canal de entretenimento interativo, culminando com a criação da Agetec em 1998, a qual tornou-se uma editora independente um ano depois. Em março de 2002, a ASCII encerrou todo o processo de desenvolvimento e comercialização de jogos eletrônicos no Japão e focou seu trabalho em publicações de TI e computação. Antes de deixar o mercado de jogos eletrônicos, contudo, a empresa criou uma editora independente denominada Media Leaves.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.