AS Adema 149–0 SOE Antananarivo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

No dia 31 de outubro de 2002, os clubes malgaxes Adema e Stade Olympique de L'Emyrne (SOE Antananarivo) se enfrentariam na cidade de Toamasina em mais uma rodada do Campeonato de Futebol de Madagáscar.

O que chamou a atenção foi o placar favorável ao Adema: 149 a 0. Mas nenhum atleta da equipe da casa marcou nenhum gol, pois todos os gols foram contra. A atitude foi um pedido do treinador do SOE, Ratsimandresy Ratsarazaka, que, em protesto a diversos erros de abritragem que prejudicaram sua equipe, obrigou os jogadores a marcar seguidamente contra o próprio gol.

Ironicamente, o SOE fora o campeão malgaxe do ano anterior, e disputava o quadrangular-final do campeonato, junto com o Adema, o Ambohidratrimo e o DSA Atsimondrano, na cidade neutra de Toamasina, maior centro do futebol daquele país. O título foi decidido uma rodada antes, quando o SOE empatou com o DSA em virtude de um pênalti inexistente marcado pelo juiz Benjamin Razafintsalama. Ao fim do jogo, Ratsarazaka avisou que algo aconteceria na rodada seguinte, contra o Adema, que se sagraria campeão.

Obedecendo ao pedido do treinador e pelo zagueiro Maruoisa Razafindrakoto (então capitão da seleção nacional), os jogadores do SOE marcaram todos os gols contra, após darem o tiro inicial e sob olhares espantados dos jogadores do Adema. Tal atitude fez com que quase todos os presentes se aglomerassem em frente às bilheterias do Estádio Municipal de Toamasina em busca do reembolso dos ingressos. O SOE foi punido com a exclusão de torneios nacionais por dez anos. Além do técnico Ratsarazaka, foram punidos: o zagueiro Razafindrakoto, Manitranirina Andrianiaina (capitão do SOE), Nicolas Rakotoarimanana e Dominique Rakotonandrasana. Outros atletas do Adema e do SOE receberam uma advertência e sofreriam punições mais severas caso ocorresse incidente idêntico. Quanto ao árbitro da polêmica partida, ele não recebeu sanções.

Referências[editar | editar código-fonte]