ATP Challenger Tour
O ATP Challenger Tour, conhecido até o final de 2008 como ATP Challenger Series, é uma série internacional de torneios masculinos de tênis profissional, que permite aos jogadores ganhar pontos no ranking suficientes para tentar entrar no nível dos torneios ATP. Eles são totalmente administrados pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).
Índice |
História [editar]
Os primeiros eventos challenger realizados foram em 1978. Dezoito eventos foram realizados no mesmo ano, no total.
Hoje, o cronograma é muito mais extenso. Em 2008, foram realizados 178 eventos jogados em mais de 40 países, com premiação total de U$ 10,7 milhões.
Premiação e pontos [editar]
Os Challengers oferecem prêmio em dinheiro em um total que varia de U$ 35.000 até U$ 150.000, que, juntamente com o fato de o torneio oferecer hospedagem (alimentação e alojamento) para os jogadores, determina o número de pontos que um jogador ganha em cada jogo no torneio.
Oferecer hospedagem aumenta os pontos distribuídos em um nível. Os pontos para o campeão de um Challenger variam de 75 pontos para um torneio de U$ 50 mil (ou U$ 35 mil com hospedagem) a 125 pontos para um de U$ 150 mil com hospedagem, em contraste com os torneios de nível ATP, que oferecem premiação total de U$ 400 mil a até mais de U$ 6 milhões, com pontuação entre 250 e 2000 pontos para o campeão.
Qualificação aos Challengers [editar]
Geralmente, os jogadores que estiverem obtendo sucesso nos torneios Futures, ou que estiverem fracassando nos ATPs, são os tenistas que participam dos Challengers.
Numa escala gradativa, os Futures são considerados torneios de nível profissional fácil, os Challengers são os torneios medianos, e os ATPs são os torneios de alto nível.
Jogadores de Challengers costumam estar num ranking entre o 50 e o 300 do mundo.
Torneios [editar]
O ATP World Tour, desde sua criação em 1990, colocou ênfase no desenvolvimento dos Challengers, eo sucesso é crescente nos últimos anos. E o calendário é assim em 2009:
| Torneio | Mês | Superfície | Prêmios (US$) |
| Janeiro | Coberta/Dura | 100 000 +H | |
| Janeiro | Quadra Coberta/Dura | 75 000 +H | |
| Janeiro | Coberta/Dura | 35 000 +H | |
| Janeiro | Saibro | 35 000 +H | |
| Janeiro | Carpete | 85 000 +H | |
| Janeiro | Coberta/Dura | 50 000 +H | |
| Janeiro | Saibro | 35 000 +H | |
| Fevereiro | Coberta/Dura | 50 00 +H | |
| Fevereiro | Coberta/Dura | 106 500 +H | |
| Fevereiro | Coberta/Dura | 50 00 +H | |
| Fevereiro | Coberta/Dura | 106 500 +H | |
| Fevereiro | Saibro | 30 00 +H | |
| Fevereiro | Coberta/Dura | 106 500 +H | |
| Fevereiro | Coberta/Dura | 50 000 +H | |
| Julho | Coberta/Dura | 50 000 +H | |
| Agosto | Dura | 35 000 +H |
Referências
- ↑ Redação do iBahia.com (13 de agosto de 2010 às 4h 18min). Bahia sedia torneio internacional de tênis (em português). Página visitada em 15 de agosto de 2010.