AviSynth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de AVISynth)
Ir para: navegação, pesquisa
AVISynth
Desenvolvedor AviSynth developers
Versão estável 2.5.8 (30 de dezembro de 2008; há 303 semanas e 3 dias)
Versão em teste 2.6 alpha 3 ()
Escrito em C++
Sistema operativo Windows
Gênero(s) Vídeo digital, frameserver
Licença GNU GPL
Página oficial Site oficial.

AVISynth é um programa frameserver para Microsoft Windows, desenvolvido por Ben Rudiak-Gould, Edwin van Eggelen, Klaus Post, Richard Berg, Ian Brabham e outros. É um software livre sob a licença GNU GPL.

Editor de video por scripts[editar | editar código-fonte]

O AVISynth é um editor de vídeo não-linear controlado por scripts (não possui GUI). Situa-se como um intermediário entre uma fonte de vídeo digital (tal como um arquivo AVI ou MPEG) e um decodificador VFW que normalmente é um tocador de mídia, um software de edição de vídeo ou um encoder.

Comunica-se com qualquer programa que suporte arquivos AVI através do VFW agindo como arquivo AVI falso. É possível aplicar uma infinidade de edições e filtros. Dentre os filtros, incluem-se: corte, recorte, desentrelaçamento, redução de ruído, correção de cores, e muitas outras coisas.

Por exemplo, o arquivo myAvi.avs — um simples arquivo de texto salvo com a extensão .avs — contém o seguinte texto:

AviSource("myAvi.avi")
Crop(0, 0, 320, 240)
Blur(0.1)

O arquivo com o script pode ser aberto em muitos dos tocadores de mídia existentes (ex.: Windows Media Player). O programa vai tocar um arquivo de vídeo myAvi.avi, na resolução 320x240 pixels. Os comandos do script são executados na sequência determinada; no caso do exemplo acima, primeiro o corte e depois o desfoque da imagem.