A Última Ceia (Salvador Dalí)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde outubro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
La Última Cena
Autor Salvador Dalí
Data 1955
Técnica Óleo sobre tela
Dimensões 167 cm × 268 cm
Localização Galeria Nacional de Arte
Estados Unidos Washington

La Última Cena (A Última Ceia) é um famosa pintura realizada por Salvador Dalí em 1955. Pintura a óleo sobre tela, mede 167 cm de altura e 268 de largura, o quadro está na Galeria Nacional de Arte de Washington DC. Essa obra causou polêmica quando apresentada ao público, pois a imagem de Dali como artista irreverente e provocador não combinada com o tema religioso.

Alguns críticos a denunciaram como banal, enquanto outros acreditam que Dali conseguiu dar mais vida à imagem tradicional da devoção. Jesus e seus 12 apóstolos estão reunidos numa sala modernista envidraçada. Os apóstolos, com as cabeças baixas, ajoelham em torno de uma grande mesa de pedra, suas formas sólidas contrastam com a transparência de Cristo. Sobre a cena, paira misteriosamente a imagem de um homem com os braços abertos, como se abeçoasse o grupo ali reunido, talvez tendo alguma relção ao espírito santo. Dali construiu este quadro surrealista baseando-se nos estudos de Leonardo da Vinci (que pintou a mais famosa das Santas Ceias).

Esta obra é uma representação moderna da famosa A Última Ceia de Leonardo da Vinci.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre pintura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.