A Caça (2012)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Jagten
A Caça (PT/BR)
 Dinamarca
2012 • cor • 106 min 
Direção Thomas Vinterberg
Produção Morten Kaufmann
Sisse Graum Jørgensen
Thomas Vinterberg
Roteiro Tobias Lindholm
Thomas Vinterberg
Gênero drama
Idioma Língua dinamarquesa
Música Nikolaj Egelund
Cinematografia Charlotte Bruus Christensen
Edição Anne Østerud
Janus Billeskov Jansen
Estúdio Zentropa
Distribuição Nordisk Film
Lançamento 20 de maio de 2012 Festival de Cannes 2012
10 de janeiro de 2013 Dinamarca
Orçamento 20 milhões c.d
3,45 milhões US$

A Caça (dinamarquês: Jagten) é um filme dinamarquês de 2012, do gênero drama, dirigido por Thomas Vinterberg e estrelado por Mads Mikkelsen. O filme se ambienta numa cidadezinha dinamarquesa em vésperas de Natal. Lucas (Mads Mikkelsen), professor do jardim-de-infância, é injustamente acusado de agressão sexual e passa a ser alvo de perseguição por toda a comunidade. O filme foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto (2012) e competiu no Festival de Cinema de Cannes daquele ano, em que o ator Mads Mikkelsen foi galardoado com o prêmio de melhor ator.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Lucas é um habitante comum de uma unida vila dinamarquesa. Divorciado, esforça-se por manter uma relação com o filho. Tendo perdido seu antigo emprego de professor do ensino médio, e enfrentando algumas dificuldades, ele passa a trabalhar numa escolinha da cidade. A princípio, sua relação com os alunos é boa e saudável, uma colega de trabalho aproxima-se dele e acaba por tornar-se sua namorada. Porém sua vida é completamente arrasada quando ele é injustamente acusado de ter abusado de Klara, uma garotinha do jardim-de-infância, sob a alegação de ter-lhe mostrado sua genitália. Klara havia sido exposta a material pornográfico por seu irmão mais velho, que lhe mostrara a fotografia de um pênis ereto. O que embasou seu relato confuso envolvendo Lucas. Ela é interrogada através de perguntas sugestivas pela diretora da escola, e involuntariamente acaba confirmando a suposta agressão sexual do professor. Todos os adultos do lugar passam a acreditar inteiramente na menina e tentam preservá-la ao máximo de falar sobre o evento trágico. Consequentemente, Lucas passa a ser hostilizado pela maioria dos habitantes locais, que o viam como um “predador sexual”. Sua namorada o abandona e mesmo seu filho torna-se alvo de agressividade. O fim da amizade com o melhor amigo — Theo — pai da pequena Klara — é especialmente doloroso. Lucas passa a ser vítima de violência quando sua cachorra, Fanny, é morta. Numa ocasião em que se dirige a uma mercearia para comprar comida, ele acaba sendo surrado pelos funcionários. Enquanto adormecia, Klara pede desculpa à Lucas por ter mentido e por tudo o que tem acontecido, ao que Theo, seu pai, a ouve e constata a inocência do amigo. Um ano depois do ocorrido, as tensões já diminuíram. O namoro com a namorada é reatado e seu filho é aceito como membro do clube de caça local. Eles empreendem uma caçada para comemorar o evento, quando um indivíduo irreconhecível atira contra ele e quase o alveja na cabeça. O pôr do sol e os raios de luz impedem-no de ver o atirador. Aquilo é entendido como um doloroso aviso de que ele nunca será completamente inocentado, e ele quase chora.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

O filme foi produzido pelo estúdio Zentropa com um orçamento de 20 milhões em moeda dinamarquesa. Contou com a co-produção da produtora de filmes Film i Väst e da Zentropa International, ambas companhias suecas. A produção recebeu ainda apoio do Instituto de Cinema da Dinamarca, DR, Eurimages, Nordisk Film & TV Fond, do Instituto Sueco de Cinema, Sveriges Television e da MEDIA Programme.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

A première do filme foi à 20 de maio de 2012, no Festival de Cannes. Desde 1998 um filme de língua dinamarquesa não concorria na categoria principal. Mads Mikkelsen recebeu o prêmio de melhor ator no festival. Na Dinamarca, o filme foi lançado à 10 de janeiro de 2013, pela Nordisk Film. Posteriormente, o filme foi lançado em DVD e Blue-ray à 7 de maio de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]