A Cor da Magia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Cor da Magia é uma novela publicada em 1983 de fantasia por Terry Pratchett, sendo o primeiro livro da série Discworld. O livro faz uma sátira aos livros de aventuras fantástica e tem bastante traços de criaturas de H.P.Lovecraft

Roteiro[editar | editar código-fonte]

O personagem principal é o cínico e incompetente mago chamado Rincewind. Ele involuntariamente torna-se um guia para o tolo DuasFlor, o primeiro e único turista do Discworld. Forçados a fugir da cidade de Ankh-Morpork para fugir de um terrível incêndio, começam uma jornada pelo Disco afora. Sem o conhecimento deles, sua jornada é controlada pelos Deuses jogando um jogo de tabuleiro.

Em sua jornada eles se encontram continuamente com o Morte e conhecem Hrun, o Bárbaro. Enfrentam o deus Bel-Shamharoth em seu templo e sobrevivem, para fúria de Morte.

Eles visitam Wyrmberg, uma montanha invertida lar dos dragões que só existem na imaginação. Eles quase caem pela cascata à beira do Disco, apenas para serem salvos pelo Reino de Krull, uma cidade localizada na beira do Discworld, por magos hidrofóbicos. Os Krullians querem descobrir o gênero da Grande A'Tuin, a gigante tartaruga que carrega o Discworld através do espaço, então decidiram construir uma cápsula espacial e lançá-la pela beira. Eles intencionam em sacrificar Rincewind e DuasFlor para que o Destino sorria para a viagem. No entanto, Rincewind e DuasFlor furtam a capsula em uma tentativa de fuga e são lançados para fora do Disco por própria conta.

A história continua no novela seguinte de Discworld, A Luz Fantástica.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

A Cor da Magia é um capítulo ou seção de uma das oito novelas de Discworld - a Novela de Rincewind. As outras novelas são:

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Graphic Novel[editar | editar código-fonte]

Uma graphic novel, ilustrada por Steven Ross e adaptada por Scott Rockwell, foi publicada por Corgi em 1992. Esta graphic novel é dividida em uma série de capítulos como no livro.

Diferenças cruciais entre o livro e o quadrinho incluem o corte de algumas aventuras em Ankh-Morpork e Krull. Inclusive, no livro, as montadoras de dragão são descritas como seminuas, como mulheres bárbaras na ficção tendem a ser. No entanto, para abranger o público infantil, as mulheres usam cotas de malha nos seios como as descritas no livro. Foi publicado em capa dura junto com a novela de A Luz Fantástica, como The Discworld Graphic Novels. (ISBN 978-0-06-168596-5)

Adaptação de TV[editar | editar código-fonte]

The Mob Film Company e Sky One produziram uma adaptação em duas partes chamada The Colour of Magic (TV film), combinando A Cor da Magia e A Luz Fantástica e exibido em 2008. David Jason autou no papel de Rincewind.[1] Sean Astin ficou com o papel de DuasFlor, enquanto Christopher Lee dublou o personagem Morte.

Jogos[editar | editar código-fonte]

O roteiro foi adaptado para um jogo de aventura eletrônica em 1986.

Referências

  1. Del's spells as David lands role The Sun Online (24 de Abril 2007). Visitado em June 8 de 2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Em Inglês

Guia de Ordem de Leitura
Precedido por
Nenhum
Novelas Discworld
Sucedido por
A Luz Fantástica
Precedido por
Nenhum
Rincewind
Publicado em 1983
Sucedido por
A Luz Fantástica