A Cor da Magia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Cor da Magia é um romance de fantasia publicado em 1983 por Terry Pratchett, sendo o primeiro livro da série Discworld.[1] O livro faz uma sátira aos livros de aventuras fantástica e tem bastante traços de criaturas de H. P. Lovecraft. Pratchett descreveu-o num discurso em 1986, como "uma tentativa de fazer ao género da fantasia, o que Blazing Saddles fez aos filmes Western".[2]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Pratchett na Worldcon em Glasgow, Escócia, Agosto de 2005

O personagem principal é o cínico e incompetente mago chamado Rincewind. Ele involuntariamente torna-se um guia para o tolo DuasFlor, o primeiro e único turista do Discworld. Forçados a fugir da cidade de Ankh-Morpork para fugir de um terrível incêndio, começam uma jornada pelo Disco afora. Sem o conhecimento deles, sua jornada é controlada pelos Deuses jogando um jogo de tabuleiro. Em sua jornada eles se encontram continuamente com o Morte e conhecem Hrun, o Bárbaro. Enfrentam o deus Bel-Shamharoth em seu templo e sobrevivem, para fúria de Morte.

Eles visitam Wyrmberg, uma montanha invertida lar dos dragões que só existem na imaginação. Eles quase caem pela cascata à beira do Disco, apenas para serem salvos pelo Reino de Krull, uma cidade localizada na beira do Discworld, por magos hidrofóbicos. Os Krullians querem descobrir o gênero da Grande A'Tuin, a gigante tartaruga que carrega o Discworld através do espaço, então decidiram construir uma cápsula espacial e lançá-la pela beira. Eles intencionam em sacrificar Rincewind e DuasFlor para que o Destino sorria para a viagem. No entanto, Rincewind e DuasFlor furtam a capsula em uma tentativa de fuga e são lançados para fora do Disco por própria conta.

A história continua no romance seguinte de Discworld, A Luz Fantástica.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

A Cor da Magia é um capítulo ou seção de um dos oito romances de Discworld. Os outros romances são:

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Romance gráfico[editar | editar código-fonte]

Uma graphic novel, ilustrada por Steven Ross e adaptada por Scott Rockwell, foi publicada por Corgi em 1992. Esta graphic novel é dividida em uma série de capítulos como no livro.

Diferenças cruciais entre o livro e o quadrinho incluem o corte de algumas aventuras em Ankh-Morpork e Krull. Inclusive, no livro, as montadoras de dragão são descritas como seminuas, como mulheres bárbaras na ficção tendem a ser. No entanto, para abranger o público infantil, as mulheres usam cotas de malha nos seios como as descritas no livro. Foi publicado em capa dura junto com o romance de A Luz Fantástica, como The Discworld Graphic Novels. (ISBN 978-0-06-168596-5)

Adaptação de TV[editar | editar código-fonte]

The Mob Film Company e Sky One produziram uma adaptação em duas partes chamada The Colour of Magic (TV film), combinando A Cor da Magia e A Luz Fantástica e exibido em 2008. David Jason atuou no papel de Rincewind,[3] Sean Astin ficou com o papel de DuasFlor, enquanto Christopher Lee dublou o personagem Morte.

Jogos[editar | editar código-fonte]

A história foi adaptada para um jogo eletrônico de aventura em 1986.

Referências

  1. Jordison, Sam (5 de maio de 2015). «Is The Colour of Magic a good introduction to Terry Pratchett?». The Guardian (em inglês). ISSN 0261-3077. Consultado em 19 de setembro de 2023 
  2. «Why Gandalf Never Married». ansible.uk. Consultado em 19 de setembro de 2023 
  3. «Del's spells as David lands role». The Sun Online. 24 de abril de 2007. Consultado em 8 de Junho de 2007 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Em Inglês

Guia de Ordem de Leitura
Precedido por
Nenhum
Romances de Discworld
Sucedido por
A Luz Fantástica
Precedido por
Nenhum
Rincewind
Publicado em 1983
Sucedido por
A Luz Fantástica