A Dance with Dragons
| A Dance with Dragons | |||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Capa da versão original norte-americana. | |||||||
| Autor (es) | George R. R. Martin | ||||||
| Título em Portugal | A Dança dos Dragões Os Reinos do Caos |
||||||
| Título no Brasil | A Dança dos Dragões | ||||||
| País | |||||||
| Género | Fantasia épica | ||||||
| Série | As Crônicas de Gelo e Fogo | ||||||
| Arte de capa | Larry Rostant1 | ||||||
| Editora | Bantam Spectra | ||||||
| Formato | Digital Impresso (capa dura e de bolso) |
||||||
| Lançamento | 12 de julho de 2011 | ||||||
| Páginas | 1.040 (capa dura dos EUA) | ||||||
| ISBN | ISBN 0-553-80147-3 | ||||||
| Edição portuguesa | |||||||
| Tradução | Jorge Candeias | ||||||
| Editora | Saída de Emergência | ||||||
| Lançamento | setembro de 2011 (volume I) janeiro de 2012 (volume II) |
||||||
| Páginas | 576 (volume I) 608 (volume II) |
||||||
| Edição brasileira | |||||||
| Tradução | Estúdio Sabiá2 | ||||||
| Editora | LeYa | ||||||
| Lançamento | 27 de junho de 20123 | ||||||
| Páginas | 872 | ||||||
| Cronologia | |||||||
|
|||||||
A Dance with Dragons é o quinto livro da série de fantasia épica As Crônicas de Gelo e Fogo, escrita pelo norte-americano George R. R. Martin e publicada pela editora Bantam Spectra. Foi publicado pela primeira vez em 12 de julho de 2011 nos Estados Unidos.4 Trata-se do segundo romance da saga a estrear na primeira posição da lista de mais vendidos do jornal estadunidense The New York Times5 e, assim como os dois volumes anteriores da série, foi indicado ao Prêmio Hugo.6
A Dance with Dragons foi originalmente destinado a ser o segundo romance na seqüência, quando Martin ainda idealizava a saga como uma trilogia.7 Por sua extensão, em Portugal ela foi dividida em dois volumes pela editora Saída de Emergência: o primeiro, intitulado A Dança dos Dragões, foi publicado em setembro de 2011; o segundo, chamado Os Reinos do Caos, foi lançado em janeiro de 2012.8 9 No Brasil, a obra foi lançada pela editora LeYa no dia 27 de junho de 2012 sob o título A Dança dos Dragões.3 10
Índice |
Lançamento [editar]
Divisão [editar]
A Dance with Dragons seria, originalmente, o quarto romance da série, destinado a cobrir um longo período de tempo na história.11 No entanto, durante o processo de escrita, Martin percebeu que, para preencher esta lacuna, a obra estava tendo uma dependência excessiva de flashbacks; depois de algum tempo de trabalho, o autor decidiu abandonar o que já havia sido escrito e começar de novo, desta vez iniciando imediatamente após o final do terceiro livro, A Storm of Swords.12 A obra foi renomeada, passando a se chamar A Feast for Crows — A Dance with Dragons passou a ser, então, o quinto romance da saga.12 Contudo, o manuscrito do quarto livro tornou-se demasiado grande para ser publicado em um único volume; ao invés de simplesmente dividi-lo ao meio e publicá-lo como, essencialmente, A Feast for Crows: Parte I e A Feast for Crows: Parte II, Martin decidiu dividir o tomo por personagens e localização: publicado em 2005, A Feast for Crows é narrado principalmente por pessoas no Sul dos Sete Reinos e nos novos locais das Ilhas de Ferro e Dorne; já o romance seguinte, A Dance with Dragons, pelos habitantes do Norte e por aqueles do outro lado do mar estreito.11
Caminho para a publicação [editar]
Apesar de previsões otimistas de uma possível conclusão do romance para o final de 2006, Martin finalizou a obra somente em abril de 2011, quase cinco anos depois. Essa longa espera fez com que alguns fãs criticassem o autor e com que outros achassem que Martin tivesse perdido o interesse em escrever As Crônicas de Gelo e Fogo.13 14 A escrita e o processo de revisão para este quinto livro foi mais difícil do que o previsto. O autor fez diversos anúncios — em 2007, 2008 e 2009 — de possíveis datas de publicação para o tomo, porém todas se mostraram inverdadeiras.15 Em 3 de março de 2011, a editora norte-americana anunciou que o romance, embora naquele momento ainda não concluído, seria oficialmente publicado em 12 de julho daquele mesmo ano.16
Martin alegou que a data de lançamento de 2011 era diferente das previsões de publicação anteriores, e que esta era "real", em oposição às demais.15 Em 19 de maio de 2011, ele revelou que o manuscrito já revisado continha 1.510 páginas, tornando-o o segundo maior volume em toda a série — atrás somente do terceiro livro, A Storm of Swords.17 Em 29 de junho, Martin anunciou que a filial alemã da loja de comércio eletrônico Amazon.com lançara equivocadamente 180 cópias do romance cedo demais e pediu para que aqueles que possuíam cópias não revelarem seu enredo, podendo estragar o livro para os fãs que tiveram de esperar.18
Recall na edição brasileira [editar]
No Brasil, a editora LeYa anunciou no dia 28 de junho de 2012 que, devido a falhas, a 1ª edição de A Dança dos Dragões foi lançada sem o capítulo 26 (O Soprado pelo Vento) e que todos os exemplares disponíveis nas livraras seriam recolhidos e redistribuídos a partir do dia 2 de agosto de 2012 com as devidas correções. A editora também informou que todos os exemplares incorretos já vendidos teriam suas trocas garantidas e o capítulo ausente da edição impressa seria disponibilizado para leitura digital em seu site.19
Recepção [editar]
A obra foi, em geral, bem recebida por leitores e por críticos especializados.20 O jornal norte-americano Los Angeles Times afirmou que a decisão de Martin de dividir aquele que seria o quarto volume em dois e lançá-los como romances individuais "agora parece sensata e realmente generosa para os leitores".21 A publicação também salientou que Martin reagiu bem à hostilidade de alguns fãs, dando continuidade ao que chamou de "uma das melhores séries de fantasia da atualidade".21 Lev Grossman, resenhista da revista TIME, disse que A Dance with Dragons era, até à data, "o melhor livro de As Crônicas de Gelo e Fogo — o grande épico de fantasia da nossa era".22 Roz Kaveney, do jornal britânico The Independent, destacou a qualidade da escrita de Martin, e finalizou dizendo: "Este é um mundo de tortura, estupro e assassinato ocasional graficamente retratado. Se você falhar no jogo dos tronos, você morre — se tiver sorte".23
Darren Franich, da revista norte-americana Entertainment Weekly classificou-o com uma nota "A", dizendo: "Felizmente, Martin tem mais dois livros a caminho [para a conclusão da série]. Mas não vamos apressar o homem, pessoal: quando a escrita é tão boa, vale a pena esperar".24 Thomas M. Wagner, do site sobre fantasia e ficção científica SF Reviews, afirmou: "A Dance with Dragons, posso relatar fielmente, revela que As Crônicas de Gelo e Fogo não perdeu nada do seu poder de impressionar".1 Para Bill Sheehan, do jornal The Washington Post, a obra é "como uma fantasia épica deve ser escrita: apaixonada, atraente, convincentemente detalhada e minuciosamente imaginada".25 Tom Shippey, crítico do jornal The Wall Street Journal, destacou a grandiosidade da história, afirmando que a série mostra uma ambição cada vez maior com o volume.26 A revista Publishers Weekly, por sua vez, fez uma revisão positiva, salientando a volta de Daenerys Targaryen, Jon Snow e Tyrion Lannister — personagens ausentes no volume anterior.27
Julie Bosman, do jornal The New York Times, comentou o estrondoso e surpreendente sucesso de vendas do livro — tanto em sua versão física quanto digital —, apelidando-o de "o maior livro do verão" norte-americano.28 Cerca de dois dias após seu lançamento, o romance havia vendido cerca de 650.000 cópias, alcançando o topo da lista de livros mais vendidos de publicações como USA Today, The New York Times, Publisher's Weekly e Los Angeles Times.29 30 31 32 5
Prêmios e indicações [editar]
| Premiação | Ano | Categoria | Resultado |
|---|---|---|---|
| Prêmio Hugo | 2012 | Melhor Romance | Indicado6 |
Referências
- ↑ a b Wagner, Thomas M. (2011). A Dance with Dragons 2011 (em inglês). SF Reviews. Página visitada em 2 de janeiro de 2011.
- ↑ Pires, Marco Túlio (1 de fevereiro de 2012). Mais arrastado que os anteriores, 'O Festim dos Corvos' chega às livrarias (em português). Veja. Página visitada em 2 de fevereiro de 2012.
- ↑ a b Inicia contagem regressiva para 5º volume de 'As Crônicas de Gelo e Fogo' (em português). Folha Online (7 de maio de 2012). Página visitada em 7 de maio de 2012.
- ↑ Kellogg, Carolyn (4 de março de 2011). George R.R. Martin's fifth 'A Song of Ice and Fire' book is coming in July (em inglês). Los Angeles Times. Página visitada em 3 de abril de 2011.
- ↑ a b COMBINED PRINT & E-BOOK FICTION (em inglês). The New York Times (24 de julho de 2011). Página visitada em 30 de julho de 2011.
- ↑ a b 2012 Hugo Awards (em inglês). Thehugoawards.org. Página visitada em 13 de abril de 2012.
- ↑ Brown, Rachael (11 de julho de 2011). George R.R. Martin on Sex, Fantasy, and 'A Dance With Dragons' (em inglês). The Atlantic Monthly. Página visitada em 28 de agosto de 2011.
- ↑ A Dança dos Dragões (em português). Saída de Emergência. Página visitada em 2 de janeiro de 2012.
- ↑ Os Reinos do Caos (em português). Saída de Emergência. Página visitada em 22 de janeiro de 2012.
- ↑ http://omelete.uol.com.br/game-thrones/series-e-tv/cronicas-de-gelo-e-fogo-danca-dos-dragoes-preview-do-livro/
- ↑ a b Martin, George R. R.. Done (em inglês). Site oficial de George R. R. Martin. 29 de maio de 2005. Página visitada em 2 de abril de 2011.
- ↑ a b Martin, George R. R. (setembro de 2001). September 2001 (em inglês). Westeros.org. Página visitada em 3 de abril de 2011.
- ↑ Kelly, Cathal (24 de março de 2010). Do yourself a favour: Don’t read this book (em inglês). Toronto Star. Página visitada em 2 de abril de 2011.
- ↑ Kirschling, Gregory (27 de novembro de 2007). By George! (em inglês). Entertainment Weekly. Página visitada em 2 de abril de 2011.
- ↑ a b Fortunato, Ederli (4 de março de 2011). Anunciado o lançamento de A Dance with Dragons (em português). Omelete. Página visitada em 2 de abril de 2011.
- ↑ Hibberd, James (3 de março de 2011). Huge 'Game of Thrones' news: 'Dance With Dragons' publication date revealed! (em inglês). Entertainment Weekly. Página visitada em 3 de abril de 2011.
- ↑ Martin, George R. R.. Talking About the Dance (em inglês). Blog oficial de George R. R. Martin. 19 de maio de 2011. Página visitada em 1 de janeiro de 2012.
- ↑ Fortunato, Ederli (4 de julho de 2011). George R.R. Martin quer a cabeça do responsável pelo vazamento (em português). Omelete. Página visitada em 12 de julho de 2011.
- ↑ https://www.facebook.com/leyabrasil/posts/454544534565107
- ↑ Praetorius, Dean (12 de julho de 2011). 'A Dance With Dragons' Review Roundup: What The Critics Are Saying (em inglês). The Huffington Post. Página visitada em 30 de julho de 2011.
- ↑ a b VanderMeer, Jeff (12 de julho de 2011). Book review: 'A Dance With Dragons' by George R.R. Martin (em inglês). Los Angeles Times. Página visitada em 30 de julho de 2011.
- ↑ Grossman, Lev (7 de julho de 2011). George R.R. Martin's Dance with Dragons: A Masterpiece Worthy of Tolkien (em inglês). TIME. Página visitada em 30 de julho de 2011.
- ↑ Kaveney, Roz (22 de julho de 2011). A Dance with Dragons, By George RR Martin (em inglês). The Independent. Página visitada em 2 de janeiro de 2012.
- ↑ Franich, Darren (12 de julho de 2011). George R. R. Martin's 'A Dance With Dragons': The EW review (em inglês). Entertainment Weekly. Página visitada em 30 de julho de 2011.
- ↑ Sheehan, Bill (12 de julho de 2011). ‘A Dance with Dragons’ worth the long long wait (em inglês). The Washington Post. Página visitada em 2 de janeiro de 2012.
- ↑ Shippey, Tom (11 de julho de 2011). A Land of Wargs And Yunkishmen (em inglês). The Wall Street Journal. Página visitada em 22 de janeiro de 2012.
- ↑ A Dance with Dragons: A Song of Ice and Fire, Book 5 (em inglês). Publishers Weekly (30 de maio de 2011). Página visitada em 2 de janeiro de 2012.
- ↑ Bosman, Julie (13de julho de 2011). A Fantasy Book Revives Store Sales (em inglês). The New York Times. Página visitada em 30 de julho de 2011.
- ↑ Jennings, Dana (14 de julho de 2011). In a Fantasyland of Liars, Trust No One, and Keep Your (em inglês). The New York Times. Página visitada em 30 de julho de 2011.
- ↑ Kellogg, Carolyn (19 setembro de 2011). George R.R. Martin joins Kindle million-seller club (em inglês). Los Angeles Times. Página visitada em 19 de dezembro de 2011.
- ↑ Minzesheimer, Bob (20 de julho de 2011). ’Dragons’ dances to top of USA TODAY’s best-seller list (em inglês). USA Today. Página visitada em 17 de dezembro de 2011.
- ↑ Reaney, Patricia (18 de agosto de 2011). "A Dance with Dragons" tops best-sellers list (em inglês). Publisher's Weekly. Página visitada em 17 de dezembro de 2011.