A Família: Proclamação ao Mundo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Série sobre
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

A Família: Proclamação ao Mundo é uma declaração emitida por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em 1995, que definiu a posição oficial da Igreja sobre a família, os papéis de gênero e sexualidade humana. Foi anunciado pelo presidente da Igreja na época, Gordon B. Hinckley, em todo o mundo durante a Reunião Geral da Sociedade de Socorro em 23 de setembro de 1995.

História[editar | editar código-fonte]

O documento foi lido na Reunião Geral da Sociedade de Socorro, em 23 de setembro de 1995 pelo Presidente Gordon B. Hinckley, que estava atuando como Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Diretamente antes de ler o anúncio, o Presidente Hinckley declarou a principal razão para tal proclamação.

Com tanta sofisma que se faz passar como verdade, com tanta decepção em matéria de normas e valores, com tanta sedução e tentação de assumir a mancha lenta do mundo, temos sentido de alertar e advertir. Na prossecução isso nós da Primeira Presidência e o Conselho dos Doze Apóstolos agora emitimos uma proclamação à Igreja e ao mundo como uma declaração e reafirmação dos padrões, doutrinas e práticas em relação à família que os profetas, videntes e reveladores de esta igreja tem afirmado repetidas vezes ao longo de sua história.

Numerosas cópias da Proclamação foram impressas em vários idiomas. Muitos têm sido moldados para mostrar nos edifícios da Igreja e nas casas de membros da Igreja em todo o mundo, uma prática que continua até hoje, mais de uma década depois.

A Proclamação tinha um significado maior quando foi anunciada pela primeira vez, e foi abordado e discutido várias vezes em Conferências Gerais da Igreja, e em praticamente qualquer outro tipo de reunião que ocorre na Igreja em todo o mundo. Uma reunião de sentinela, onde a Proclamação e questões a respeito dela foram discutidas, ocorreu em 2008 durante o Treinamento Mundial de Liderança de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Impacto na sociedade civil[editar | editar código-fonte]

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Brasil, promulgou a lei n° 13.927[1] , de 07/01/2010 que institui o "Dia da Proclamação ao Mundo para a Família" a ser comemorado anualmente no dia 23 de Setembro, dia em que foi lida pela primeira em vez em 1995 pelo Presidente Gordon B. Hinckley.

Referências

  1. ALESP Legislação do Estado de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo (8 de Janeiro de 2010). Visitado em 1 de Março de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]