A Fine Frenzy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Fine Frenzy
Alison Sudol (2007).
Informação geral
Nome completo Alison Loren Sudol
Nascimento 23 de Dezembro de 1984 (29 anos)
Origem Seattle, Washington
País  Estados Unidos
Gênero(s) Pop, Adult contemporary
Ocupação(ões) cantora, compositora, atriz
Instrumento(s) Vocal, piano, guitarra
Período em atividade 2006 – presente
Gravadora(s) EMI
Afiliação(ões) Aqualung, Salman Ahmad of Junoon, Flight of the Conchords, Sounds Under Radio
Influência(s) Ella Fitzgerald, Aretha Franklin, swing, classical music
Página oficial http://www.afinefrenzy.com

Alison Sudol (23 de dezembro de 1984, Seattle, Washington), conhecida profissionalmente como A Fine Frenzy, e anteriormente como Alison Monro é uma cantora, compositora e pianista norte-americana, de música alternativa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Infância e adolescência[editar | editar código-fonte]

Nascida em Seattle, Washington, filha de dois professores de Artes Dramáticas (John Sudol e Sandra Grace West-Moore), Alison Sudol e a sua mãe mudaram-se para Los Angeles depois de os seus pais se separarem quando ela tinha 5 anos. Ela não via muito o seu pai, John Sudol, enquanto crescia. Alison S. cresceu ouvindo uma grande variedade artistas e estilos musicais, incluindo Aretha Franklin, Ella Fitzgerald, e swing.[1] Ela graduou-se da escola secundária com apenas 16 anos, e considerava-se "nerd e calma." Sudol não "bebia ou fumava ou fazia coisas desse género." Ela afirmou numa entrevista: "Eu estava tão nervosa sobre ir para a Universidade assim super nova. Eu decidi tirar dois anos para tentar decidir o que fazer com a música. E quando eu tinha 18 anos, eu estava tão envolvida que não quis parar". [1] Com dezoito anos, Sudol começou a sua primeira banda, Monro.

Alison Sudol têm uma paixão pela literatura e debruçou-se sobre os trabalhos de C. S. Lewis, E. B. White, Lewis Carroll, Anthony Trollope e Charles Dickens. O nome da sua banda, "A Fine Frenzy," é tirado de um verso de William Shakespeare na obra Um Sonho de Uma Noite de Verão: "The poet's eye, in a fine frenzy rolling, doth glance from heaven to earth, from earth to heaven" (Theseus, Acto 5, Cena 1). Depois de aprender sozinha a tocar piano, ela colocou a sua energia criativa na escrita de músicas.

A pequena demo que ela enviou chamou a atenção de Jason Flom da EMI, que a contratou depois de visitar a sua casa e ouvi-la tocar.[2] [3]

Carreira musical[editar | editar código-fonte]

Sudol a tocar piano.

Em Março de 2007 apareceu no South by Southwest (SXSW) abrindo o concerto dos The Stooges. Pouco tempo depois saiu o seu álbum de estréia, One Cell in the Sea, foi lançado com críticas geralmente positivas. O primeiro single "Almost Lover", alcançou o número 25 no Billboard's Hot Adult Contemporary Tracks chart. Em meados de 2007, ela abriu o concerto de Rufus Wainwright na sua turnê. Em Março e Abril de 2008, Alison Sudol começou a sua própria turnê nos E.U.A. e Canadá. Em Abril ela continuou a turnê pela França, Bélgica, Alemanha e Suíça. Em Setembro de 2008, Alison foi a estrela da abertura do festival 'New Pop Festival' organizado pela Alemanha, broadcaster SWR3. Ela voltou a Alemanha, Áustria e Suíça em Novembro de 2008.

A sua música "You Picked Me" foi escolhida no iTunes como o "Free Single of the Week" na semana de 14 de Agosto de 2007. No VH1 o tema foi escolhido como a música “You Oughta Know". Em Outubro de 2008, a SIC escolheu o tema "You picked me" como o tema do canal.

O seu álbum vendeu até agora mais de 300,000 cópias. Em 2008 foi lançado na Alemanha, Áustria, Suíça e Polónia. Em cada um desses países o álbum alcançou o top das 30+. Com o seu primeiro single, "Almost Lover," alcançou o número 8 na Alemanha, o número 10 no Swiss Charts e o número 5 na Áustria.

Alison é uma pessoa reservada, contudo desenvolveu uma reputação de "acessível" e "amigável", e fala regularmente com os fans após os concertos.

A Fine Frenzy já visitou por duas vezes Portugal; uma no Super Bock em Stock de 2008 e outra na XIV Gala dos Globos de Ouro interpretando o tema "You picked me".

O segundo álbum de estúdio Bomb in a Birdcage, foi lançado a 8 de Setembro de 2009.[4] O primeiro single, "Blow Away," foi lançado no dia 17 de Julho de 2009 seguido de mais dois singles, "Happier" e "Electric Twist."[5] No dia 23 de Novembro de 2009 um DVD com filmagens de um concerto gravado em 2007, A Fine Frenzy Live at the House of Blues Chicago, foi lançado no iTunes.

Na atuação no Sundance 2012, foram revelados vários nomes de canções para o novo álbum incluindo "Avalanches" e "Riversong." Na revista Lucky de Março de 2012 Alison Sudol revelou o título do novo álbum, Pines.[6]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

EPs[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Bandas sonoras[editar | editar código-fonte]

Compilações[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]