A Infância de Ivan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Infância de Ivan
Ivanovo Detstvo
A Infância de Ivan (PT/BR)
 Rússia
1962 • P&B • 95 min 
Direção Andrei Tarkovski
Roteiro Michail Papava
Vladimir Bogomolov
Elenco Dmitri Milyutenko
Irma Raush
Nikolai Burlyayev
Nikolai Grinko
Stepan Krylov
Valentin Zubkov
Valentina Malyavina
Yevgeni Zharikov
Género drama
Idioma russo

A Infância de Ivan, russo: Ivanovo Detstvo(Rus. Иваново Детство), é um filme russo de 1962, do gênero drama, dirigido por Andrei Tarkovski.

Ficha Técnica[editar | editar código-fonte]

Direção: Andrei Tarkovski
Produção: G. Kusnekov/Mosfilm
Roteiro: Michail Papava/Vladimir Bogomolov
Fotografia: Vadim Yusov
Montagem: Liuba Feiginova
Música: Viaceslav Ovcínnikov
Elenco: Dmitri Milyutenko, Irma Raush, Nikolai Burlyayev, Nikolai Grinko, Stepan Krylov, Valentin Zubkov, Valentina Malyavina e Yevgeni Zharikov.
Duração: 95 min
País: União Soviética
Cor-pb: P/B

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O jovem e desconhecido na época Andrei Tarkovski emocionou platéias e a crítica internacional com seu primeiro longa metragem "A Infância de Ivan". Foi o grande vencedor do Leão de Ouro em Veneza, desbancando filmes dos consagrados Godard, Kubrick e Pasolini. Este extraordinário e sensível filme retrata de forma poética e comovente a guerra pelos olhos de uma criança. Na história, Ivan, um menino de aproximadamente 10 anos fica orfão e passa algum tempo refugiado solitário lendo revistas até que um dia ele sai para atravessar o rio que vem sendo atacado por nazistas a todo o momento, o pequeno menino russo consegue atravessar o rio e ao chegar à outra margem e encontrar os soldados russos pede para falar com os homens do QG que o conheciam e assim continua trabalhando ao lado dos soldados. Ele tem continuas e frequentes lembranças de sua mãe, seus amigos e as suas irmãs durante todo o filme. Depois de muitos acontecimentos e da morte do seu grande amigo que pretendia adota-lo após a guerra, Ivan e mais dois dos homens russos tentam a travessia para a outra margem pelo mesmo rio cheio de nazistas e a todo momento bombardeado, Ivan insiste em ir na frente e assim eles se separam. Ao fim da guerra e em meio a comemoração dos russos, são feitas as buscas dos arquivos com as fotos e os nomes dos prisioneiros que os nazistas mantinham e mataram durante a guerra, nisso é encontrado o arquivo de Ivan, que fora feito prisioneiro e enforcado.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Este filme foi realizado no início da carreira de Andrei Tarkovsky e ganhou o Leão de Ouro em Veneza-62. Além de prêmios em San Francisco, Varsóvia e Nova York.

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.