A Infância de Ivan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Infância de Ivan
Ivanovo Detstvo
A Infância de Ivan (PT/BR)
1962 • P&B • 95 min 
Direção Andrei Tarkovski
Roteiro Michail Papava
Vladimir Bogomolov
Elenco Dmitri Milyutenko
Irma Raush
Nikolai Burlyayev
Nikolai Grinko
Stepan Krylov
Valentin Zubkov
Valentina Malyavina
Yevgeni Zharikov
Género drama
País  Rússia
Idioma russo

A Infância de Ivan, russo: Ivanovo Detstvo(Rus. Иваново Детство), é um filme russo de 1962, do gênero drama, dirigido por Andrei Tarkovski.

Ficha Técnica[editar | editar código-fonte]

Direção: Andrei Tarkovski
Produção: G. Kusnekov/Mosfilm
Roteiro: Michail Papava/Vladimir Bogomolov
Fotografia: Vadim Yusov
Montagem: Liuba Feiginova
Música: Viaceslav Ovcínnikov
Elenco: Dmitri Milyutenko, Irma Raush, Nikolai Burlyayev, Nikolai Grinko, Stepan Krylov, Valentin Zubkov, Valentina Malyavina e Yevgeni Zharikov.
Duração: 95 min
País: União Soviética
Cor-pb: P/B

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O jovem e desconhecido na época Andrei Tarkovski emocionou platéias e a crítica internacional com seu primeiro longa metragem "A Infância de Ivan". Foi o grande vencedor do Leão de Ouro em Veneza, desbancando filmes dos consagrados Godard, Kubrick e Pasolini. Este extraordinário e sensível filme retrata de forma poética e comovente a guerra pelos olhos de uma criança. Na história, Ivan, um menino de aproximadamente 10 anos fica orfão e passa algum tempo refugiado solitário lendo revistas até que um dia ele sai para atravessar o rio que vem sendo atacado por nazistas a todo o momento, o pequeno menino russo consegue atravessar o rio e ao chegar à outra margem e encontrar os soldados russos pede para falar com os homens do QG que o conheciam e assim continua trabalhando ao lado dos soldados. Ele tem continuas e frequentes lembranças de sua mãe, seus amigos e as suas irmãs durante todo o filme. Depois de muitos acontecimentos e da morte do seu grande amigo que pretendia adota-lo após a guerra, Ivan e mais dois dos homens russos tentam a travessia para a outra margem pelo mesmo rio cheio de nazistas e a todo momento bombardeado, Ivan insiste em ir na frente e assim eles se separam. Ao fim da guerra e em meio a comemoração dos russos, são feitas as buscas dos arquivos com as fotos e os nomes dos prisioneiros que os nazistas mantinham e mataram durante a guerra, nisso é encontrado o arquivo de Ivan, que fora feito prisioneiro e enforcado.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Este filme foi realizado no início da carreira de Andrei Tarkovsky e ganhou o Leão de Ouro em Veneza-62. Além de prêmios em San Francisco, Varsóvia e Nova York.

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.