Beowulf (2007)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de A Lenda de Beowulf)
Beowulf
Beowulf[1] (PRT)
A Lenda de Beowulf[2] (BRA)
Beowulf (2007)
Pôster promocional
 Estados Unidos
2007 •  cor •  145 min 
Gênero fantasia
filme épico
Direção Robert Zemeckis
Roteiro Neil Gaiman
Roger Avary
Elenco Ray Winstone
Anthony Hopkins
John Malkovich
Robin Wright Penn
Brendan Gleeson
Crispin Glover
Alison Lohman
Angelina Jolie
Distribuição Warner Bros.
Lançamento Brasil 30 de novembro de 2007
Portugal 15 de novembro de 2007
Estados Unidos 16 de novembro de 2007
Idioma inglês
Orçamento US$ 150 milhões[3]
Receita US$ 196 393 745[3]

Beowulf (pt Beowulf; br A Lenda de Beowulf) é um filme estadunidense de fantasia, dirigido por Robert Zemeckis. O filme é uma adaptação do poema épico anglo-saxônico Beowulf, e foi feito usando uma técnica especial de captura de movimento. Beowulf estreou em 16 de novembro de 2007 nos Estados Unidos, 15 de novembro nos cinemas portugueses e 30 de novembro nos cinemas brasileiros.

Enquanto muitos dos traços do filme são fiéis ao poema, outros elementos, como o diálogo, a arrogância enfatizada de Beowulf e Hrothgar, o hedonismo percebido em Heorot, o tempo antes de Beowulf lutar com o dragão, o motivo de Grendel atacar Heorot, e a relação entre a mãe de Grendel e Beowulf, desviam-se do poema original.[4][5]

Enredo[editar | editar código-fonte]

O filme começa com Beowulf (Ray Winstone) viajando para Heorot, para matar um monstro que a aterroriza, Grendel (Crispin Glover). Grendel era filho de um demônio e do Rei Hrothgar (Anthony Hopkins), fruto de um relacionamento secreto (provavelmente um acordo entre os dois). Beowulf vence o monstro e, ferido, Grendel volta para sua mãe (Angelina Jolie) e, em seu leito de morte, sua mãe jura vingança. Ela mata várias pessoas e as pendura no teto do salão de comemorações do reino, onde Beowulf dormia. Após acordar, Beowulf se assusta com o massacre e o Rei Hrothgar diz que quem fizera isso foi a mãe de Grendel. Beowulf vai atrás da mãe de Grendel para matá-la. Ao chegar até ela, é seduzido e faz um acordo: dar-lhe um filho e, o chifre de ouro, que ganhara do rei, em troca de dar-lhe eternas, força, saúde e vida e, torná-lo rei, enquanto o acordo durasse. Ao voltar ao reino, Beowulf conta como matou a mãe de Grendel e o rei duvida que ele a tenha matado, realmente. Mesmo assim, como recompensa, o rei lhe oferece seu reino e sua rainha (Robin Wright Penn) a Beowulf, quando ele morrer, já que ele não tinha filhos (ninguém sabia que Grendel era seu filho, além do próprio Grendel, sua mãe e o rei e, possivelmente a rainha). Aparentemente, o rei ficou estéril após ter se relacionado com o demônio. Após terminar de falar, o rei vai em direção ao terraço, como se estivesse em transe e, se joga. Imediatamente, Beowulf é declarado o novo rei.

Após muitos anos, Cain (Dominic Keating) encontra o chifre de ouro e o traz de volta a Beowulf. Ao fazer isso, o acordo se quebra e, um novo monstro (filho de Beowulf e a mãe de Grendel) ataca o reino. Beowulf oferta o chifre de ouro à mãe de Grendel para que ela deixe o reino em paz, mas ela recusa e diz que é tarde demais. Então, Beowulf é atacado por um dragão dourado transmorfo (também Ray Winstone), filho seu e da mãe de Grendel. Ao derrotar o dragão, ele e o dragão caem de uma grande altura, e o dragão, já morto, se transforma em um homem dourado. Antes de morrer, Beowulf diz que era “tarde demais para mentiras” e, confessa a seu amigo, Wiglaf (Brendan Gleeson), que não matou a mãe de Grendel, que tinha mentido.

Após a cerimônia funerária de Beowulf, feita aos costumes vikings, onde seu corpo foi colocado em um barco posto em chamas e lançado ao mar, todos, menos Wiglaf, foram para suas casas. Com isso, a mãe de Grendel aparece flutuando sobre o corpo de Beowulf, para se despedir, e o beija e, em seguida mergulha no mar. No fim, a mãe de Grendel aparece de novo, parcialmente mergulhada no mar e, Wiglaf, atraído, caminha em sua direção até seu corpo ser coberto, até a cintura, pela água do mar. A cena termina ambígua, dando a impressão de que ela o seduzirá, como fez com os outros, ou irá tomar o chifre de ouro de Wiglaf.

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Beowulf (2007)

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Ray Winstone Beowulf
Angelina Jolie Mãe de Grendel
Anthony Hopkins Rei Hrothgar
Robin Wright Penn Rainha Wealthow
Crispin Glover Grendel
John Malkovich Unferth
Alison Lohman Ursula
Brendan Gleeson Wiglaf
Dominic Keating Cain (velho)
Chris Coppola Olaf
Sebastian Roché Wulfgar
Greg Ellis Garmund
Charlotte Salt Estrith
Nick Jameson Drehgbearn
Tyler Steelman Cain (jovem)
Leslie Harter Zemeckis Yrsa
Woody Schultz Hengest
Rik Young Eofor
Nadine Stenovitch Ensemble
Sharisse Baker-Bernard Hild

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Beowulf teve recepção mista por parte da crítica especializada. Em base de 35 avaliações profissionais, alcançou metascore de 59% no Metacritic. Por votos dos usuários do site, atinge uma nota de 6,4, usada para avaliar a recepção do público.[6]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Beowulf». no CineCartaz (Portugal) 
  2. A Lenda de Beowulf no AdoroCinema
  3. a b «Beowulf (2007)» (em inglês). Box Office Mojo. Consultado em 11 de janeiro de 2011 
  4. «Beowulf: tenuous relationship between movie and poem» (em inglês). Consultado em 8 de junho de 2010 
  5. «Movie Review: Beowulf: Nobody will notice the difference» (em inglês). Consultado em 8 de junho de 2010 
  6. «Beowulf» (em inglês). Metacritic. Consultado em 4 de julho de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.