A Múmia (filme de 1932)
| The Mummy | |
|---|---|
| A Múmia (PT/BR) | |
1932 • pb • 72 min |
|
| Produção | |
| Direção | Karl Freund |
| Roteiro | John L. Balderston baseado em história de Nina Wilcox Putnam e Richard Schayer |
| Elenco original | Boris Karloff Zita Johann David Manners Edward van Sloan |
| Género | Terror |
| Idioma original | inglês |
IMDb: (inglês) (português) |
|
| Projeto Cinema • Portal Cinema | |
A Múmia (em inglês The Mummy) é um filme de terror de 1932, o primeiro a tratar desse tema e depois retomado pelo cinema em diversas produções, dirigido por Karl Freund, estrelando Boris Karloff como o príncipe do Egipto Antigo, cuja múmia é ressuscitada acidentalmente por um dos membros de uma expedição arqueológica que, com o nome de Adarth Bey (anagrama em inglês para "Death by Ra" - Morte por Rá), ronda o Cairo em busca da reencarnação de sua antiga amada, a Princesa Ankh-es-en-amon.
Índice |
Enredo [editar]
Um sacerdote do Egipto Antigo, de nome Imhotep, volta dos mortos devido a um velho pergaminho que foi acidentalmente descoberto por um arqueólogo.
A personagem-título procura reencontrar seu amor, que havia sido separada quando ele fora mumificado vivo a fim de tentar a ressurreição. Enganado pelos encantos de uma jovem mulher, pensa que ela renasceu para ele. Tenta também mumificá-la, para assim adquirir uma condição igual à sua.
Imhotep é destruído pelos arqueólogos, impedindo-o de suas ações, queimando o papiro que continha o feitiço que lhe devolvera a vida. Ele, assim, é dissolvido em pó.
Elenco [editar]
- Boris Karloff .... Imhotep / Ardeth Bey
- Zita Johann .... Helen Grosvenor
- David Manners .... Frank Whemple
- Arthur Byron .... Sir Joseph Whemple
- Edward Van Sloan .... Dr. Mullen
- Bramwell Fletcher .... Ralph Norton
- Kathryn Byron .... Frau Mullen
- Leonard Mudie .... Prof. Pearson
- James Crane .... Faraó
- Eddie Kane .... Dr. LeBarron
- Henry Victor .... Guerreiro Saxão
- Noble Johnson
Curiosidades [editar]
- Na série cômica Chaves, no episódio "Filme de Terror", Chaves e Chiquinha assistem a esse filme, que na época, era um grande sucesso no México.
- Atualmente as imagens e direitos do filme, pertencem ao guitarrista do Metallica, Kirk Hammett.