A Marca do Zorro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde abril de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
The Mark of Zorro
A marca do Zorro (BR)
 Estados Unidos
1940 • p&b • 94 min 
Direção Rouben Mamoulian
Roteiro John Taintor Foote
Garrett Fort
Bess Meredyth
Elenco Tyrone Power
Basil Rathbone
Linda Darnell
Género aventura
Idioma inglês e espanhol
Página no IMDb (em inglês)

The Mark of Zorro (br: A marca do Zorro) é um filme estadunidense dirigido em 1940 por Rouben Mamoulian e produzido por Raymond Griffith e Darryl F. Zanuck.

A história é baseada no pulp fiction The Curse of Capistrano ("A maldição de Capistrano"), de Johnston McCulley, publicada em 1919. Essa pequena e despretensiosa história introduziu a figura do herói mascarado nas aventuras cinematográficas.

A obra é essencialmente um remake da versão de 1920, um filme mudo estrelado por Douglas Fairbanks.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O enredo se passa na Califórnia, no século 19. Don Diego, filho de um rico fazendeiro, após uma temporada para estudos na Espanha volta e se depara com a miséria do povo, imposta pelo Governador Quintero.

Diego resolve defender o povo e para isso veste capa e máscara negras, intitulando-se Zorro, um fora-da-lei — sem que ninguém saiba sua identidade secreta. Durante a luta, ele se apaixonará pela sobrinha do governador, Lolita, e terá de enfrentar o maléfico assecla dele, o Capitán Pasquale.

Versão original[editar | editar código-fonte]

O filme é um remake do filme mudo homônimo de sucesso estrelado por Douglas Fairbanks, Sr. e Noah Beery, Sr. Nessa produção de 1920 foi apresentada a icônica roupa preta do Zorro, posteriormente incorporada por Johnston McCulley em livros posteriores do herói. O filme 1920 foi o primeiro de uma série popular de filmes de ação estrelando o espadachim Fairbanks, que já até então, aparecia em comédias.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Conexões com O Batman[editar | editar código-fonte]

É esse o filme que o jovem Bruce Wayne (Batman) foi ver com seus pais quando criança, na noite do assassinato deles. Nas histórias da DC Comics, "Zorro" é sempre citado como o grande herói de Wayne, influenciando mais tarde a criação de Batman. Em The Dark Knight Returns, de Frank Miller, Bruce não consegue mais ver esse filme sem perder a calma.

Há discrepâncias em relação a qual versão Bruce assistiu: Em The Dark Knight Returns é aludida a versão estrelada por Tyrone Power, enquanto numa história escrita por Alan Grant é citado o filme de Douglas Fairbanks. Na época Pré-Crise era comum o Batman da Terra 1 (Era de Prata) referir-se à versão de 1940 e o Batman da Terra 2 (Era de Ouro) referir-se ao filme de 1920.

Batman surgiu nos quadrinhos antes de 1940, então o autor Bob Kane foi influenciado pela versão de Fairbanks: há semelhanças entre os dois heróis como nas roupas, nas cavernas usadas como esconderijo e no uso de identidades secretas.

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.