A Naifa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Naifa
Informação geral
País  Portugal
Gênero(s) fado
pop
Período em atividade 2004 - actualmente
Afiliação(ões) Linha da Frente, Megafone 5
Página oficial ANaifa.com
Integrantes Luís Varatojo
Sandra Baptista
Maria Antónia Mendes
Samuel Palitos
Ex-integrantes João Aguardela
Vasco Vaz

A Naifa é um projecto musical português nascido em 2004, que conjuga as linguagens clássicas do fado com a pop-Rock.

O grupo foi fundado por Luís Varatojo, Maria Antónia Mendes, João Aguardela e Vasco Vaz. As canções do grupo são criadas a partir de poemas de autores portugueses como Adília Lopes, Eduardo Pitta José Luís Peixoto e José Mário Silva.

Em 2004 é lançado o álbum de estreia, Canções Subterrâneas. 3 Minutos Antes de a Maré Encher, lançado em (2006), foi o segundo disco do grupo.

O disco Uma Inocente Inclinação Para o Mal é editado em 2008. As letras são da autoria de João Aguardela, sob o pseudónimo de Maria Rodrigues Teixeira.

O baixista da banda João Aguardela viria a falecer, em 20 de Janeiro de 2009, vítima de cancro no estômago, no Hospital da Luz em Lisboa.[1] É lançado um livro que inclui um DVD ao vivo. O Livro procura retratar o universo d’A Naifa, visto de dentro e de fora. O DVD contém um concerto, gravado na digressão 2008 e um documentário produzido em 2006.

O grupo continua com os novos integrantes: Sandra Baptista (baixo) e Samuel Palitos. Tocam no Festival Womad e dá vários concertos no continente africano: Namíbia, Botswana, etc.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Ex-Integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of Portugal.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical de Portugal, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.