A Ordem Mundial de Bahá'u'lláh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Ordem Mundial de Bahá'u'lláh é uma compilação de cartas e mensagens enviadas por Shoghi Effendi, o Guardião da Fé Bahá'í, publicado pela primeira vez em 1938.

A Ordem Mundial de Bahá'u'lláh tem a finalidade ampla de demonstrar e aplicar a Ordem Administrativa Bahá'í como o núcleo e padrão da civilização mundial que emerge sob inspiração divina. A ideia prevalecente é reconhecer a diferença essencial entre a administração Bahá'í prevista por Bahá'u'lláh e as seitas das várias religiões, visa cumprir a supremacia que as religiões anteriores exerceram sobre a alma individual, colocando em prática os ensinamentos e outorgando o tão esperado "Reino de Deus na Terra" previsto em diversas religiões, traduzido em ordem e paz mundial através de um crescimento sistemático e orgânico, cuja base é essencialmente espiritual.

O livro foi divido em títulos e sub-títulos para conveniência do leitor, adicionados com a aprovação de Shoghi Effendi.

O livro A Ordem Mundial de Bahá'u'lláh conceitua princípios de fé, política e economia, sendo assim, não é dirigido especificamente aos Bahá'ís, embora trate fundamentalmente dos assuntos da Fé, pode ser fonte de investigação sobre de que modo funciona as instituições Bahá'ís e como estas poderão organicamente emergir frente à civilização moderna.

O trecho abaixo representa bem a abordagem de Shoghi Effendi neste livro:

"Pois Bahá'u'lláh, devemos prontamente reconhecer, não só imbuiu a humanidade com um novo e regenerador Espírito. Ele não enunciou meramente certos princípios universais, ou propôs uma filosofia específica, por mais potente, sólidos e universais que possam ser. Além destes, Ele, assim como ´Abdu'l-Bahá após Ele, estabeleceu, ao contrário das Dispensações do passado, clara e especificamente um conjunto de Leis, estabeleceu instituições específicas, e proveu os fundamentos de uma Economia Divina. Estes são destinados a ser um padrão para a sociedade futura, um instrumento supremo para o estabelecimento da Paz Máxima e o meio para a unificação do mundo, e a proclamação do reino da integridade e justiça sobre a terra."

Referências[editar | editar código-fonte]

Shoghi Effendi (2003). A Ordem Mundial de Bahá'u'lláh 1 ed. [S.l.]: Editora Bahá'í do Brasil. 278 páginas. ISBN 8532000916 

Ícone de esboço Este artigo sobre fé bahá'í é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.