A Roda da Sorte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Roda da Sorte
Informação geral
Formato Game show
Duração 45 minutos (aproximadamente)
Criador(es) Merv Griffin
País de origem  Portugal
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Lurdes Guerreiro
Produtor(es) Endemol Portugal
Apresentador(es) Herman José
Vanessa Palma
Exibição
Emissora de
televisão original
Portugal

RTP1 (1990-1994)

SIC (2008)

Transmissão original Já não é transmitido

A Roda da Sorte é o nome dado às adaptações portuguesas do formato norte-americano Wheel of Fortune. A primeira adaptação surgiu em 1990 e durou até 1994. Apresentada por Herman José, "A Roda da Sorte" da RTP1 tinha como assistente Ruth Rita e Cândido Mota como locutor. Em 2008 na SIC, Herman José apresentou um remake da "Roda", com Vanessa Palma a ser a assistente do programa.

História[editar | editar código-fonte]

"Wheel of Fortune" é um formato norte-americano criado por Merv Griffin nem 1975, que, por ser tão bem sucedido já teve imensas adaptações locais em todo o mundo. É um dos concursos mais famosos do mundo. Em Portugal, "A Roda da Sorte" estreou em 1990 na RTP1 às 18:20 e tinha 45 minutos de duração. Apresentado por Herman José, assistência de Ruth Rita e locução de Cândido Mota. O estúdio era pequeno, mas Herman conseguiu igualar o programa ao formato norte-americano com o seu humor e carisma. Na altura, foi muito bem sucedido.

O programa foi emitido até ao início de 1994, altura em que foi substituído por outro concurso apresentado por Herman José, "Com a Verdade M'Enganas".

O regresso[editar | editar código-fonte]

Nuno Santos, quando estava à frente da direcção de programação da RTP1 mostrava o seu interesse em re-adaptar o formato, só que nunca aconteceu. Nuno Santos em 2008 passou a dirigir a SIC e conseguiu trazer o formato novamente à antena. "A Roda da Sorte" foi apresentada de novo por Herman José e contou com a assistência de Vanessa Palma. Quase tudo mudou: a produtora, o cenário, o genérico, a roda, etc... Mas o bom humor, esse, não ficou de fora! Foi exibido na SIC, às 19:15 e tinha a duração de 45 minutos aproximadamente. No entanto, estreado a 9 de Setembro de 2008, as audiências não foram as esperadas, e o programa foi cancelado no final de Dezembro de 2008.[1]

As regras do jogo[editar | editar código-fonte]

Três concorrentes estão junto ao apresentador e à roda. É lhes apresentado um puzzle "de velocidade" sobre um tema qualquer, onde as letras vão aparecendo. O primeiro a decifrar o puzzle acumula cem euros e é o primeiro a ser entrevistado por Herman. A seguir à entrevista, há outro jogo de velocidade. A 1ª ronda inicia-se, apresentando-se um puzzle. Cada concorrente roda a roda e pede uma letra. Quem descobrir primeiro o puzzle ganha. Todas as quatro rondas são idênticas à primeira. A diferença é que são adicionados novos 'gomos' à roda. Desde que alguém tenha mais de 100 euros acumulados, pode comprar uma vogal. Quando um concorrente diz uma letra que esteja no puzzle, o(s) local(ais) correspondente(s) muda de cor (de branco para castanho) e cabe a Vanessa Palma "virar a letra". Quando calhar a um participante o gomo "montra", tem a oportunidade de ir a um local do estúdio onde estão alguns prémios. Têm 25 segundos para escolher os prémios disponíveis que quiserem para levarem até às suas casas, só que o valor de todos os prémios seleccionados não pode ultrapassar os mil euros. Caso isso aconteça, a montra fica como antes: os prémios todos disponíveis, e o concorrente leva nada para casa.

A final[editar | editar código-fonte]

Passa à final o concorrente que tiver amealhado mais dinheiro ao longo do concurso. Herman José acompanha-o até outra parte do cenário em que está uma roda mais pequena com envelopes coloridos. O concorrente roda a roda e fica com o envelope que lhe calhar. é lhe proposto outro novo puzzle. Mas aqui, as regras são um pouco diferentes: a produção "oferece" três consoantes e uma vogal. De seguida, o finalista diz três consoantes e uma vogal ao gosto dele. A assistente Vanessa vai virar as letras, de modo a que se saiba onde elas estão. O concorrente tem 10 segundos para adivinhar o puzzle. Caso isso aconteça, ganha o prémio que está escondido no envelope colorido. Caso não aconteça, leva para casa o acumulado ao longo do concurso.

A roda 'da sorte'[editar | editar código-fonte]

Contém valores desde os 0€ até aos 1000€. Ainda tem a "bancarrota" (perde o dinheiro acumulado), o "perder a vez" (em que passa a oportunidade de jogar a outro concorrente, a "montra" e o prémio surpresa (tem um valor monetário e um prémio material).

Os apresentadores[editar | editar código-fonte]

Herman José

Vanessa Palma

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre A Roda da Sorte
  1. http://avidaeumpalco.com/2008/11/29/a-roda-da-sorte-sai-da-grelha-de-programas-da-sic/