4.50 from Paddington

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de A Testemunha Ocular do Crime)
Ir para: navegação, pesquisa
4.50 from Paddington
O Estranho Caso da Velha Curiosa ou
O Comboio das 16h50
 (PT)
A Testemunha Ocular do Crime (BR)
Autor (es) Agatha Christie
Idioma inglês
País Reino Unido
Género romance policial
Editora Collins Crime Club
Lançamento 4 de novembro de 1957
Páginas 256 (1ª edição, capa dura)
Cronologia
Último
Último
The Burden
Ordeal by Innocence
Próximo
Próximo

4.50 from Paddington (A testemunha ocular do crime, no Brasil[1] / O estranho caso da velha curiosa ou O comboio das 16h50, em Portugal) é um romance policial de Agatha Christie, publicado no Reino Unido pela Collins Crime Club em 4 de novembro de 1957,[2] e nos Estados Unidos pela Dodd, Mead and Company no mesmo mês, porém com o título What Mrs. McGillicuddy Saw!.[3] [4] Mais tarde, quando reeditado como livro de bolso pela Pocket Books em 1963, ganhou o título de Murder, She Said,[3] vinculando-o ao filme com o mesmo título. Esta obra de Agatha Christie é protagonizada pela detetive amadora Miss Marple.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Elspeth McGillicuddy sai de sua Escócia natal para visitar Miss Jane Marple. Durante a viagem, ela vê uma mulher sendo estrangulada, no instante em que o trem no qual se encontrava diminui a velocidade e o da frente acelera. Somente Miss Marple acredita em sua história, uma vez que não parece haver qualquer evidência de transgressão ou delito. Então, o primeiro passo a ser dado é descobrir onde o corpo poderia ter sido escondido e, comparando-se as pistas do assassinato com os horários do trem e a localidade em questão, chega-se a Crackenthorpe Hall, única localidade possível para escondê-lo. Miss Marple pede ajuda a uma velha conhecida, Lucy Eyelesbarrow, uma governanta profissional, conhecida por seu eficiente e hábil poder de organização. Lucy concorda em aceitar um emprego em Crackenthorpe Hall e, neste momento, inicia-se a caçada ao assassino.

Referências

  1. Editora Nova Fronteira
  2. Peers, Chris; Spurrier, Ralph e Sturgeon, Sturgeon. Collins Crime Club - A checklist of First Editions. 2ª ed. Dragonby Press, 1999. 15p.
  3. a b Cooper, John; Pyke, B.A. Detective Fiction - the collector's guide. 2ª ed. Scholar Press, 1994. 82-87p. ISBN 0-85967-991-8
  4. American Tribute to Agatha Christie (em inglês)
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.