A Virgem, o Menino, Sant'Ana e São João Batista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
A Virgem, o Menino,
Sant’Ana e
São João Batista
Autor Leonardo da Vinci
Data 1499-1500
Técnica Carvão e giz sobre papel
Dimensões 141.5 cm × 104.6 cm
Localização Galeria Nacional de Londres

A Virgem, o Menino, Sant’Ana e São João Batista (1499 - 1500), às vezes chamado de "o cartão da casa de Burlington", é um desenho de Leonardo da Vinci encontrado em uma das folhas dos seus diários. É uma combinação de dois temas populares na pintura florentina do século XV: a Virgem (Maria), com o Menino (Jesus, o seu filho), e São João Batista (filho de Isabel, prima de Maria) com Santa Ana (mãe da Virgem). No desenho Santa Ana sorri para sua filha Maria, enquanto esta tem os olhos fixos em seu filho Jesus que, por sua vez, olha para João Batista. O gesto de Sant’Ana ao apontar seu dedo indicador para os céus aparece em duas das últimas pinturas de Leonardo: São João Batista e Baco.

O desenho foi feito a carvão de lenha e giz preto e branco, sobre oito folhas de papel coladas e encontra-se exposto na Galeria Nacional de Londres.

Ligação externa[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Pintura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre A Virgem, o Menino, Sant'Ana e São João Batista