Alvin Toffler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de A terceira onda)
Alvin Toffler
Alvin Toffler
Alvin Toffler em 2006
Nascimento 4 de outubro de 1928
Nova Iorque, Nova Iorque
Morte 27 de junho de 2016 (87 anos)
Los Angeles, Califórnia
Nacionalidade norte-americano
Cônjuge Adelaide Elizabeth "Heidi" (Farrell) Toffle (1 filha)
Principais trabalhos Choque do Futuro
Género literário Romance, conto
Movimento literário Pós-modernismo
Página oficial
alvintoffler.net

Alvin Toffler (Nova Iorque, 4 de outubro de 1928Los Angeles, 27 de junho de 2016[1]) foi um escritor e futurista norte-americano, doutorado em Letras, Leis e Ciência, conhecido pelos seus escritos sobre a revolução digital, a revolução das comunicações e a singularidade tecnológica.

Os seus primeiros trabalhos deram enfoque à tecnologia e seu impacto (através de efeitos como a sobrecarga de informação). Mais tarde centrou-se em examinar a reação da sociedade e as mudanças que esta sofre. Os seus últimos trabalhos abordaram o estudo do poder crescente do armamento militar do século XXI, as armas e a proliferação da tecnologia e o capitalismo. Foi casado com Heidi Toffler, também uma escritora futurista.

O Choque do futuro foi seu primeiro livro, e um sucesso editorial, mas Alvin Toffler se tornou conhecido do grande público por sua obra A Terceira Vaga (no Brasil editado como a "Terceira Onda", do inglês The Third Wave) de 1980, na qual descreve a evolução da sociedade humana, desde o tempo do predomínio das atividades agrícolas, passando pela fase industrial, até a era pós-industrial, a era da informação. A expressão "terceira onda" foi amplamente adotada e passou a estar presente no cotidiano da mídia, do meio acadêmico e empresarial. Alvin Toffler se tornou uma referência sobre assuntos contemporâneos, e as perspectivas de seu desenvolvimento, em um futuro mais ou menos remoto. O modo, enfim, como a sociedade experimentará os efeitos dessas mudanças em termos políticos, econômicos e nos demais aspectos da vida social.[2]

Obras[editar | editar código-fonte]

Alvin Toffler escreveu os livros com a sua esposa Heidi. As suas primeiras obras foram estas até ao momento:

Citações[editar | editar código-fonte]

  • "Ou você tem uma estratégia ou é parte da estratégia de alguém."
  • "Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, desaprender e voltar a aprender."
  • "A pergunta certa é geralmente mais importante do que a resposta certa à pergunta errada."
  • "O futuro é construído pelas nossas decisões diárias, inconstantes e mutáveis, e cada evento influencia todos os outros."
  • "Mudança é o processo no qual o futuro invade nossas vidas."

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. David Henry (29 de junho de 2016). «Alvin Toffler, author of best-selling 'Future Shock' and 'The Third Wave,' dies at 87». Washington Post. Consultado em 29 de junho de 2016 
  2. História da Administração, Alvin Toffler

Ligações externas[editar | editar código-fonte]