Aaron Ogden

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Aaron Ogden
Aaron Ogden
Político de  Estados Unidos
Mandato 29 de Outubro de 1812
até 29 de Outubro de 1813
Antecessor(a) Joseph Bloomfield
Sucessor(a) William Sanford Pennington
Senador dos Estados Unidos 1ª Classe
Mandato 28 de Fevereiro de 1801
até 3 de Março de 1803
Antecessor(a) James Schureman
Sucessor(a) John Condit
Vida
Nascimento 3 de Dezembro de 1756
Elizabeth, Nova Jérsei
Morte 19 de Abril de 1839
Jersey City, Nova Jérsei
Dados pessoais
Primeira-dama Elizabeth Chetwood
Partido Federalista
Profissão militar e advogado

Aaron Ogden (3 de dezembro de 1756, Elizabeth - 19 de abril de 1839, Jersey City) foi um senador dos Estados Unidos e o 5 º Governador de Nova Jérsei.

Infância[editar | editar código-fonte]

Ogden nasceu em Elizabeth, Nova Jérsei (anteriormente Elizabethtown). Ele se formou a partir da Faculdade de Nova Jérsei (agora Universidade Princeton), em 1773, e serviu como tutor para lecionar de 1773 a 1775.

Na Guerra da Revolução Americana, Ogden foi nomeado um tenente no 1 º Regimento de Nova Jersey; seu irmão mais velho Matthias Ogden foi tenente-coronel. Aaron Ogden serviu em vários papéis através da guerra, vendo ação e subindo para a classificação de brigadas importantes. Ele foi ferido no cerco de Yorktown, em 1781.

Carreira política[editar | editar código-fonte]

Depois da guerra, Ogden estudou direito e foi admitido no bar em 1784. Ele iniciou a prática em Elizabeth. Ele serviu como um eleitor presidencial nas Eleições presidenciais de 1796 que elegeu John Adams. Ele foi funcionário do Condado de Essex de 1785 a 1803, e foi eleito como um Federalista para o Senado dos Estados Unidos para preencher a vaga provocada pela demissão de James Schureman e serviu de 28 de fevereiro de 1801 a 3 de março de 1803. Ele perdeu o lance para reeleição para o Senado em 1802. Em 1803, Ogden foi eleito para a Assembleia Geral de Nova Jérsei, onde atuou até 1812. Ogden foi eleito administrador da Faculdade de Nova Jérsei (mais tarde a tornar-se Universidade Princeton), em 1803, um posto no qual atuou até sua morte. Ogden foi eleito como governador de Nova Jérsei em 1812.

Ogden foi nomeado pelo presidente James Madison como general do Exército em 1813, mas declinou a nomeação. Ele se envolveu em barco a vapor de navegação em 1813, e foi réu no historico Gibbons .vs. Ogden caso que negou a tentativa de monopólio estatal do barco a vapor em operação entre Nova Iorque e Nova Jérsei. Ogden mudou-se para Jersey City em 1829 e retomou a prática de advogado. Em 1830, foi nomeado como coletor e serviu de aduaneiro até à sua morte em Nova Jérsei. O corpo de Ogden está internado n cemitério da Primeira Igreja Presbiteriana em Elizabeth.

Família[editar | editar código-fonte]

O sobrinho de Ogden, Daniel Haines mais tarde serviu também como governador de Nova Jérsei.

Precedido por
Joseph Bloomfield
Governador de Nova Jérsei
1812 - 1813
Sucedido por
William Sanford Pennington


Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.