Abóbada em cruzaria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Abóbada de cruzaria)
Representação esquemática de uma abóbada de cruzaria sexpartida.

A abóbada em cruzaria é um elemento arquitetónico. É um dos elementos característicos da arquitetura gótica.

Constitui-se em uma derivação da chamada abóbada de aresta, da qual se distingue pela utilização de nervuras diagonais estruturais que lhe suportam o peso e o descarregam sobre pilares compostos (ou polistilos) e a que pertencem, e geralmente com elas são identificadas, as chamadas abóbadas de ogivas (também referidas como abóbadas em cruzaria de ogivas) e as abóbadas de nervuras (também referidas como abóbadas de nervos).

Refira-se que quando se utiliza neste contexto o termo "ogiva", este não se refere aos arcos quebrados ou ogivais, embora também característicos do Gótico, mas sim aos arcos (quebrados ou não) que, nestas abóbadas têm a função de aumentar ("augere", em latim), a resistência e segurança da estrutura.

Dentro desta tipologia distingue-se a abóbada de seis painéis, resultante de 6 arcos: 2 arcos torais (que se cruzam ao centro) e 4 arcos formeiros (que limitam os quatro lados da abóbada) com um fecho no centro da abóbada, como na torre-lanterna da Sé de Coimbra.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • PEREIRA, Paulo. História da Arte Portuguesa, vol. 3: O 'Modo Gótico' (séculos XIII-XV). Rio de Mouro, Círculo de Leitores, páginas 14, 15 e 28.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.