Abadal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Abadal foi uma empresa de veículos de origem espanhola, que produziu seus veículos de 1912 até 1923. Antes a empresa se chamava Francisco Abadal.

Considerado um carro rápido e luxuoso, era oferecido em duas versões com motorizações diferentes, o primeiro modelo tinha um motor de 3104cc e 4 cilindros o outro modelo tinha um motor de 4521cc e 6 clilindros.

Depois que a empresa entrou em operação uma companhia da Bélgica denominada Imperia adquiriu a licença para produzir os carros da Abadal, sob o nome de Imperia-Abadal, construindo 170 unidades. Entre os modelos produzidos pela Imperia-Abadal havia um esportivo de 2992cc 16 válvulas 4 cilindros ohc e mais três protótipos de 5630cc, a empresa encerrou a produção automotiva em 1923.

Francisco Abadal que era piloto de corrida em Barcelona representava a Hispano-Suiza na Espanha de 1912 até o ano de 1923, depois foi agenciado pela General Motors na Espanha, que sobre o seu poder teve um projeto denominado de Abadal Continental que nunca foi produzido.

Exemplares dos carros de Abadal y Cia. Podem ser vistos no Museu Caramulo em Portugal e na Inglaterra no Museu Lord Montagu.

Veja Também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Fonte: Antigomobilismo

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.