Abaeté Linhas Aéreas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Abaeté Linhas Aéreas
Abaeté Linhas Aéreas
ICAO ABJ
Indicativo de chamada Abaeté
Fundada em 1979
Principais centros
de operações
Aeroporto Internacional de Salvador, Aeroporto de Bom Jesus da Lapa e o Aeroporto de Guanambi
Frota 2
Destinos 3
Sede Salvador, Bahia, Brasil
Pessoas importantes Jorge Mello (Fundador Presidente), Milton Tosto (sócio)
Sítio oficial voeabaete.com.br

A Abaeté Aviação é a empresa aérea brasileira que há mais tempo opera em território nacional. Com sede em Salvador, reúne um portfólio de serviços que garante posição de liderança no Nordeste, sendo referência em transporte aéreo. Foi fundada em 1979, com o objetivo de levar o serviço aéreo em localidades que não eram atendidas pela aviação comercial.

Entre seus serviços está o FBO (fixed-base operator), que possibilita o atendimento de pista, a hangaragem, que garante a segurança da aeronave em um estacionamento interno coberto. Também oferece o serviço Fractional Jets (aeronave compartilhada), que é um modelo de comercialização através de cotas, garantindo economia, segurança e uma equipe especializada para manutenção. Outro diferencial são suas instalações modernas com salas VIPs, salas de reuniões e estacionamentos que garantem privacidade. A uti aérea oferece aeronaves adaptadas para o transporte de pacientes e uma equipe de médicos e enfermeiros especializados em medicina aeroespacial e fisiologia de voo.

A Abaeté é referência na área de fretamento de aeronaves, com diferentes modelos para atender ao passageiro com conforto e segurança. Atualmente possui uma frota diversificada de aeronaves, atendendo às diferentes demandas. Entre os modelos estão o Xingu E-121 (6 passageiros), Carajá E- 821 (8 passageiros), Hawker 400 (8 passageiros), Caravan c-208 (9 passageiros) e Bandeirante e-110 (14 passageiros).

Sua equipe de profissionais altamente qualificados avalia a necessidade de cada cliente, garantindo sempre o melhor planejamento e satisfação nos serviços, que aliam qualidade, exclusividade, conforto e, principalmente: segurança e agilidade.

Em abril de 2021 a empresa recebeu o certificado ISSA (Avaliação de Segurança Padrão da IATA), se tornando a primeira empresa do Nordeste a obter o selo internacional. Essa certificação atesta o alto padrão de desempenho em segurança operacional, enquadrando a empresa nas normas internacionais da aviação civil. Também em 2021, a Abaeté se tornou membro da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), o que vem agregando um enorme valor para o desenvolvimento da companhia.


LINHA AÉREA

Em dezembro de 2021 a Abaeté iniciou o transporte regular de passageiros, para dois grandes destinos turísticos da Bahia e que estão entre os mais procurados no verão brasileiro: Península de Maraú e Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé. A Linha Aérea significa um grande passo para a aviação regional, fomentando ainda mais esses dois fortes destinos como Barra Grande e Morro de São Paulo que estão consolidados na preferência de turistas nacionais e internacionais.

Com embarque no aeroporto internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, o voo para Morro de São Paulo tem duração de 22 minutos e o voo para Península de Maraú tem duração de 30 minutos

As aeronaves destinadas ao trajeto são do modelo Cessna Caravan, uma das mais confiáveis e vendidas do mundo, com cabine confortável, possibilita o embarque de até 23kg por passageiro e a transporta até 09 passageiros, além de piloto e co-piloto.

O Caravan é considerado um "trator" da aviação: tem robustez, economia e a capacidade de cumprir vários tipos de operação, ideal para o segmento ultrarregional, no qual apenas aviões menores conseguem realizar a operação. Embora o modelo tenha um histórico consolidado em vários tipos de operação, na área da segurança pública, por exemplo, esse modelo é utilizado pelos governos de diversos estados e pela Polícia Federal brasileira. O Caravan tem capacidade para operar em pistas curtas, como grande parte daquelas encontradas no interior do país, e essas podem ser de grama, cascalho, terra ou asfalto.

Essa aeronave voa mais baixo do que os jatos, por não ser pressurizada, e possui janelas bem amplas, tornando o voo panorâmico e permitindo observar melhor a paisagem, ideal para a experiência de viagem aos destinos paradisíacos da Bahia.

Referências