Abbas Kiarostami

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Abbas Kiarostami
عباس کیارستمی
Abbas Kiarostami
Abbas Kiarostami aos 56 anos.
Nascimento 22 de junho de 1940 (83 anos)
Teerã, Estado Imperial da Pérsia
Nacionalidade Irã iraniano / França francês
Ocupação Diretor de cinema, produtor e roteirista
Outros prêmios
Palma de Ouro, 1997

Abbas Kiarostami (em persa عباس کیارستمی, Teerã, 22 de junho de 1940) é um cineasta, poeta, roteirista, produtor, fotógrafo e escritor iraniano radicado em Paris[1]. Ganhador de vários prêmios internacionais onde se destacam a Palma de Ouro em 1997 pelo filme Gosto de Cereja e o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1999, por O Vento nos Levará.

Vida e obra

Instalação de arte pós-moderna de autoria de Abbas Kiarostami, na Organização Iraniana de Artes (Teerã).

Após ter terminado a licenciatura em Belas-Artes pela Universidade de Teerão, resolveu dedicar-se à cinematografia, primeiro como assistente de realização, depois como realizador.

Estreou-se com o filme Nan Va Koutcheh em 1970. Rapidamente, Kiarostami se destacou pela visão realista que oferecia sobre a sociedade iraniana. Em Mossafer (O Viajante, 1974), construiu uma brilhante parábola sobre um rapaz que abandona a sua aldeia natal e percorre sozinho perto de 500 quilómetros para ir assistir a um jogo de futebol em Teerão. Contudo, o filme que projectaria a sua carreira a nível internacional foi Khane-ye Doust Kodjast? (Onde é a Casa do Amigo?, 1987), onde realça a história de um menino natural de uma aldeia pobre, que foge de casa para procurar um companheiro de turma, na ânsia de lhe devolver um caderno.

A partir daí, os filmes de Kiarostami passaram a ser presença constante em grandes festivais de cinema: Zendegi va digar hich (E a Vida Continua, 1991) foi um brilhante retrato do trágico terramoto que assolou o Irão em 1991. Venceu a Palma de Ouro do Festival de Cannes com Ta'm e Guilass (O Sabor da Cereja, 1997), um filme que funciona como um acto de glorificação à vida, centrado na figura de um taxista suicida que tenta encontrar alguém que proceda à sua sepultura.

O seu projecto seguinte voltou a merecer reconhecimento mundial: Bad Ma Ra Khahad Bord (O Vento Levar-nos-á, 1999) procurou retratar a vida quotidiana duma forma pouco convencional, tendo sido agraciado com o Leão de Ouro no Festival de Veneza. Em seguida, enveredou pelo campo da longa-metragem documental, com ABC Africa (2001), onde aflorou a questão da Sida.

Nunca deixando de ser um realizador visionário, procurou seguidamente apresentar uma nova visão da mulher iraniana contemporânea em Ten (2002), um filme profundamente marcado pelo intimismo e pela discussão filosófica. Em 2010 dirige Juliette Binoche e o tenor britânico William Shimel em Copie Conforme, filme no qual faz sua dissertação sobre a arte no mundo contemporâneo.

Em 2012 dirige no Japão, o longa-metragem Like Someone in Love, filme falado completamente em língua japonesa (idioma que Kiarostami não é fluente).

Embora mantenha residência no Irã, Abbas Kiarostami desloca-se para trabalhar na França (onde está radicado desde 2010), onde consegue rodar sua obras e trabalhar sem as restrições autoritárias do regime muçulmano xiita de seu país natal. A maioria de seus filmes são co-produções franco-iranianas, devido aos escassos recursos para se fazer cinema no Irã. Kiarostami costuma fazer uma metáfora de que uma árvore transplantada de sua terra mater nunca mais dará os mesmos frutos.

Filmografia

Ano
Título original
Título no Brasil
Título em Portugal
Observações
2012 Like Someone in Love Um Alguém Apaixonado Like Someone in Love[2]
2010 Copie Conforme Cópia Fiel Cópia Certificada
2007 Chacun son cinéma Cada um com Seu Cinema
2005 Tickets Ticket
2002 Dah Dez
2001 ABC Africa ABC Africa
1999 Bad Ma Ra Khahad Bord O Vento nos Levará O Vento Levar-nos-á Leão de Ouro no Festival de Veneza
1997 Ta'm e Guilass Gosto de Cereja O Sabor da Cereja Palma de Ouro do Festival de Cannes
1995 Lumière et compagnie Lumière e Companhia Com outros diretores
1994 Zire darakhatan zeyton Através das Oliveiras
1991 Zendegi va digar hich Vida e Nada Mais (E a Vida Continua)
1990 Nema-ye Nazdik Close-up
1987 Khane-ye Doust Kodjast? Onde Fica a Casa do Meu Amigo? Onde É a Casa do Amigo?
1984 Avaliha
1983 Dandan Dard
1983 Hamshahri
1982 Hamsarayan

Referências

  1. «Em "Um Alguém Apaixonado" o iraniano Abbas Kiarostami filma o amor platônico em japonês». UOL Cinema. 28 de setembro de 2012. Consultado em 19 de julho de 2014 
  2. «Abbas Kiarostami: Espero Voltar a Portugal». Correio da Manhã. 28 de setembro de 2013. Consultado em 19 de julho de 2014 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Abbas Kiarostami

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre cinema iraniano ou um cineasta iraniano é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cineasta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.