Abbey Road Studios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Prédio dos estúdios Abbey Road
Abbey Road recentemente. O prédio dos estúdios fica à esquerda, próximo ao primeiro carro estacionado.

Abbey Road Studios é o nome de um estúdio em Londres, localizado na Abbey Road (o nome da rua). Fundado em Novembro de 1931 pela EMI, é o estúdio mais famoso do mundo por ter sido utilizado pelos The Beatles para a gravação ao vivo da canção All You Need Is Love, no que foi a primeira transmissão Mundial ao vivo via-satélite, em 25 de junho de 1967. Neste estúdio foram gravados discos famosos de bandas conceituadas, como os próprios The Beatles, Pink Floyd, Duran Duran e Oasis. Sua fama mundial se firmou com a capa do disco dos Beatles, Abbey Road, que mostra os quatro integrantes do grupo atravessando a propriamente dita rua, na faixa de pedestre, em frente ao estúdio. Em 2010, faixa de pedestres dos estúdios Abbey Road vira patrimônio inglês. 'É a cereja do bolo de um grande ano', disse o ex-Beatle Paul McCartney.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Em 2009, a banda Roupa Nova gravou o CD/DVD Roupa Nova em Londres nas dependências do estúdio. O álbum faturou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro neste mesmo ano.

Vários artistas brasileiros tiveram seus trabalhos mixados e masterizados em Abbey Road. Entre eles as bandas Skank,Kiara Rocks e Cachorro Grande, e os músicos Lobão, Ritchie, Hebert Neri e Júpiter Maçã.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Ian MacDonald: The Revolution in the Head - The Beatles Records and the Sixties. ISBN 1844138283
  • Lewisohn, Mark. The Complete Beatles Recording Sessions: The Official Story of the Abbey Road Years, Hamlyn Publishing Group Limited, London: 1988, ISBN 0-600-55798-7