Abdullah ibn al-Mu'tazz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Abdullah ibn al-Mu'tazz (em árabe: عبد الله بن المعتز - ‘Abd Allāh bin al-Mu‘utaz) (861 em Samarra908 em Bagdá) era irmão do califa abássida al-Muktafi e foi persuadido a assumir o califado após a morte dele. Ele conseguiu reinar pelo tempo total de um dia e uma noite antes de ser forçado a fugir, ser capturado e por fim estrangulado numa intriga palaciana que acabou colocando al-Muqtadir, de apenas treze anos, no trono.

História[editar | editar código-fonte]

Ibn al-Mu'tazz é melhor conhecido não como um político, mas como um dos principais poetas árabes e o autor do Kitab al-Badi, um dos primeiros estudos sobre a poesia árabe. Esta obra é também considerada como sendo uma das primeiras obras em árabe sobre teoria e crítica literária1 .

Nascido em berço de ouro e tataraneto de Harun al-Rashid, Abdullah teve uma infância trágica em meio às inúmeras intrigas na corte do Califado Abássida. Seu avô, o califa al-Mutawakkil, foi assassinado quando ele tinha apenas seis anos de idade e, oito anos depois, seu pai, o califa al-Mu'tazz também foi morto. O garoto foi poupado da purga que se seguiu ao fugir para Meca com sua avó.

Ao retornar a Bagdá logo depois, ele se distanciou da política e viveu uma vida hedonista de um jovem príncipe. Foi durante esta época que ele compôs suas poesias e se devotou aos prazeres com os quais ele demonstrou grande familiaridade. Seu Kitab al-Badi, que também foi composto nesta época, foi a base para os futuros estudos da poesia pelos estudiosos árabes.

Apesar de sua relutância, Abdullah foi persuadido a assumir o califado. Esperava-se que ele conseguiria por fim às intrigas que grassavam a dinastia por décadas. O vizir, porém, preferia outro descendente de al-Mu'tazz para assumir o trono. Profeticamente, Abdullah escreveu:

Uma noite maravilhosa, mas tão curta
Eu a criei e, então, a estrangulei.

Referências

  1. van Gelder, G. J. H. (1982), Beyond the Line: Classical Arabic Literary Critics on the Coherence and Unity of the Poem, Brill Publishers, p. 2, ISBN 90-04-06854-6 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • G.B.H. Wightman and A.Y. al-Udhari, Birds through a Ceiling of Alabaster: Three Abbasid Poets, Penguin Books, 1975 (ISBN 0-14-044305-3) (em inglês)