Abelharuco-de-garganta-branca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaAbelharuco-de-garganta-branca
Merops albicollis, Dodowa, Ghana 3.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Coraciiformes
Género: Merops
Espécie: M. albicollis
Nome binomial
Merops albicollis
Vieillot, 1817

O Abelharuco-de-garganta-branca (Merops albicollis) é um pássaro (passeriforme) da família dos abelharucos (Meropidae). Produz em semi-deserto ao longo da borda sul do Saara, na África. O abelharuco-de-garganta-branca é migratória, passando o inverno em um habitat completamente diferente nas florestas equatoriais da África do sul do Senegal a Uganda.

Esta espécie, assim como outros abelharucos, é um pássaro colorido e delgado. É predominantemente verde, mas a sua face e garganta são brancas com listras da cabeça até o pescoço. A parte inferior é verde pálido sombreado a azul no peito. Os olhos são castanhos e o bico é preto.

O abelharuco-de-garganta-branca pode alcançar um comprimento de 19–21 cm, com excepção das duas penas da cauda muito alongada central, que pode exceder um comprimento adicional de 12 cm. Eles pesam entre 20 e 28 gramas. Os sexos são difíceis de ser extinguido.

O abelharuco-de-garganta-branca é uma ave que se reproduz no país de areia seca aberta, arbustos espinhosos, tais e quase deserto. Estes abelharucos são gregários, nidificação colonial em bancos de areia ou abrir áreas planas. Eles fazem um túnel de 1–2 m de tempo relativamente longo em que o esférico 6-7 ovos brancos são colocados. Tanto o macho como a fêmea cuidam dos ovos, mas até cinco ajudantes também ajudar a cuidar dos jovens.

O abelharuco-de-garganta-branca também alimentar e alojar-se comunitariamente.

Disseminada e comum em toda a sua gama de grandes dimensões, o abelharuco-de-garganta-branca é avaliado como preocupante na Lista Vermelha da IUCN de espécie ameaçada.

Um abelharuco em Uganda.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]