Abelia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaAbelia
Abelia floribunda
Abelia floribunda
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Dipsacales
Família: Linnaeaceae
Género: Abelia
R. Br., 1818
Espécies
Ver texto
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Abelia

Abelia é um gênero botânico pertencente a família das Linnaeaceae. Na classificação Sistema de Cronquist este gênero é da família das Caprifoliaceae.[1]

Abelias são arbustos que crescem de 1 a 6 m de altura, nativas do leste da Ásia ( Japão ), Himalaia , sul dos Estados Unidos e México. As espécies de regiões quentes são árvores de folhas perenes, e as de regiões de climas mais frios são caducas. As folhas são opostas ou em espirais, ovadas, brilhantes, com 1,5 a 8 cm de comprimento, verde-escuras, e de bronze-violáceas no outono para as folhas caducas. As flores aparecem nas axilas das folhas e nas extremidades das hastes superiores formando um cimo com 1 a 8 flores. São pendentes, brancas a cor-de-rosa, forma de sino , com corola de cinco lóbulos, 1 a 5 cm de comprimento, e geralmente perfumados.

As Abelias são populares como arbustos ornamentais em jardins. Os mais cultivados são os arbustos híbridos, principalmente a Abelia x grandiflora (Abelia chinensis x Abelia uniflora). Este híbrido é muito ramificado, com ramos arqueados formando uma copa arredondada, que cresce de 1 a 1,8 m de altura. As folhas são ovadas, brilhantes, verdes-escuras, perenes, com 2 a 6 cm de comprimento. As flores apresentam a forma de sinos, brancas a rosadas com 2 cm de comprimento.

Espécies de Abelia são usadas como fonte de alimento para algumas larvas de algumas espécies de Lepidopteras.

Principais espécies[editar | editar código-fonte]

]])

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referência[editar | editar código-fonte]

  • Barnes, P. 2001. Looking at Abelias. New Plantsman 8(2): 78-92.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Abelia — World Flora Online». www.worldfloraonline.org. Consultado em 19 de agosto de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre asterídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.