Abhira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mulher da etnia Abhira.

Abhira, Ahira ou Ahir é uma etnia hindu.

São pastores que de acordo com Manu, foi o resultado do casamento de Brahman com uma mulher do Ambashtha. Era um povo que habitava no norte de Índia ao longo do Vale do Indo.

Houve bastante desrespeito a esta etnía. Os escritores hindus a descreveram como vivendo no norte e no oeste, e em outras leituras eles são misturados com seus vizinhos, os Sudras, chamado às vezes Suras, ou Surabhiras. Seus representantes modernos são os Ahiras, e talvez há algo mais do que a simples localização em relação a sua associação com os Sudras. Autores orientais sugeriram que o país ou a cidade do Abhiras são o Ofir da Bíblia. De acordo com o Markandeya Purana todo os xátrias foram mortos em um holocausto, apenas os abhiras do parshuram sobreviveram, escapando em crateras entre as montanhas.

Abhira foi mencionado como dois reinos onde o rio Saraswati (hoje seco) derramava as suas águas. Após a queda do federação de Dwaraka, quando Arjuna examinava as mulheres Yadava de Dwaraka à Indraprastha, as tribos de Abhira atacaram-no e sequestraram as mulheres e toda a riqueza.

A origem de Abhira talvez tenha sido estabelecida por Samudra Gupta que reinou entre 236 e 239 a.C. Estabeleceu-se até 356 a.C., onde se encontrou com os Abhiras. Provavelmente foi a era mais áurea do povo abhira. Vatsyqyana menciona que os reis de Abhira forneceram terras suficientes para Vatsyayana, que deu origem a sua civilização no século IV a.C.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.