Abominável

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Abominável
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Tales to Astonish vol. 1, #90 (Abril de 1967)
Criado por Stan Lee
Gil Kane
Características do personagem
Alter ego Emil Blonsky
Terra natal Rússia
Afiliações KGB
Ocupação Criminoso
Inimigos Hulk
Situação presente Morte aparente, em regeneração
Causa Assassinado pelo Hulk vermelho
Habilidades Superforça e resistência;
Fator de cura; Super-Estamina. Diferentemente do Hulk, o Abominável pode respirar dentro da água.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Abominável (The Abomination, no original) é um supervilão do Universo Marvel. Foi criado por Stan Lee e Gil Kane na revista Tales to Astonish #90, como inimigo do Hulk.

História[editar | editar código-fonte]

Emil Blonsky foi um militar da KGB que tentou emular os efeitos da radiação Gama. Cumprindo uma missão de espionagem, descobriu uma máquina projetada pelo cientista Bruce Banner, o Hulk, e utilizou a radiação sobre si mesmo. Porém, aparentemente, a dose de radiação lançada sobre ele foi muito maior do que a que atingiu Banner e o efeito sobre Blonsky tornou-se irreversível, mantendo o militar com aparência disforme (um enorme monstro verde, ou amarelo-esverdeado em algumas versões mais recentes) e poderes sobre-humanos que chegam a superar os do Hulk, porém, não conseguindo aumentar as capacidades quando se enfurece. Além disso, as alterações no corpo de Blonsky o deixaram com ainda menos características humanas do que Banner, quando transformado no Hulk. Enquanto o Hulk manteve seus cabelos(embora esverdeados), tem todos os dedos dos pés e as orelhas em formato normal, Blonsky ficou com o corpo todo recoberto de escamas hiper-resistentes, inclusive onde se localizava o couro cabeludo, tem apenas dois dedos em cada pé e suas orelhas adquiriram o formato de guelras. Adotando o nome de Abominável, Emil se afastou de sua esposa Nádia, com medo de sua reação ao vê-lo naquele estado.

Com o tempo, Emil foi tomando mais ódio do Hulk, culpando-o pela transformação que sofrera, uma vez que foram as experiências de Banner que criaram a máquina que acabou por transformá-lo no Abominável. Além disso, Bruce conseguira casar-se com Betty Ross e ainda mantinha pessoas que o amavam à sua volta, enquanto Blonsky, com a mutação, perdeu todos os que amava. O Abominável chegou ao ápice da loucura ao envenenar Betty, matando-a. O Hulk e o Abominável já se enfrentaram diversas vezes, em algumas Hulk se saiu vencedor e em outras, o Abominável.

Posteriormente foi revelado que Emil estava tentando se redimir, morando nos esgotos de Nova Iorque e cuidando de meninos abandonados. Sabe-se inclusive que ele ajudou Lamúria, antes dessa ser sequestrada pelo Senhor Sinistro. Extremamente amargurado, porém, em outra ocasião ele chegou a agredir o Anjo, apenas por sua beleza física. O mesmo só foi salvo graças à intervenção de Medula. Mais tarde ele viria a ser assassinado pelo Hulk Vermelho, e voltaria a aparecer depois.

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Por uma maior dose de radiação, Abominável teve características próprias. Alguns dos poderes "compartilhados" com Hulk foram ampliados, o que quer dizer que, embora seus poderes sejam semelhantes aos do Hulk, existem algumas diferenças.

  • Superforça: Nível de 100 toneladas-força, o mesmo do Hulk em sua média(a título de comparação, o nível humano médio é de 70 quilogramas-força). Porém, nesse quesito, a semelhança para por aí. O Abominável não tem a capacidade de aumentar a sua força quando afetado pelas emoções, como acontece com o Hulk. O Alter Ego de Blonsky mantém o mesmo nivel de força estando calmo ou sob estresse, enquanto o Hulk, quanto mais se enfurece, mais a sua força é aumentada. Outra diferença é o porte físico: o do Abominável é mais avantajado que o do Hulk (O Abominável tem 2,50 m de altura e 612 kg de peso, contra 2,28 m e 471 kg do Hulk).
  • Transformação Irreversível: Ao contrário de Bruce Banner, que se transforma no Hulk quando se enfurece, e volta a ser humano quando se acalma, Emil Blonsky, devido ao nível de radiação muito mais elevado que recebeu, em comparação ao de Banner, não tem a capacidade de reassumir sua forma humana, estando permanentemente transformado no Abominável.
  • Resistência física sobre-humana: Por ter um organismo modificado e características de réptil, o Abominável é super blindado com escamas, tendo resistência a lugares muito frios, muito quentes e baixos índices de oxigênio.
  • Super-vigor: O Abominável é capaz de lutar por dias sem parar, ou mesmo nadar, saltar e correr por um tempo incrivelmente longo. Além disso, consegue respirar na água, capacidade que o Hulk não tem.
  • Regeneração celular espontânea (fator de cura): O Abominável tem uma das maiores e mais rápida capacidade de regeneração na Marvel, perdendo apenas para o Hulk que tem a maior, Deadpool que possui o segundo maior e Wolverine que tem o terceiro maior e melhor fator de cura. O Alter ego de Bruce Banner é praticamente invulnerável, ao passo que o Abominável pode eventualmente sofrer lesões(embora isso seja quase tão difícil quando ferir o Hulk). Quando o Abominável é atingido mortalmente, ele entra em animação suspensa e depois de 'acordar' ele está sem dano algum. Assim como o Hulk, o Abominável pode ser considerado imortal por que, embora possa ser morto, ele tem a capacidade de se regenerar e voltar do estado de morte, o que já ocorreu várias vezes.
  • Intelecto: Blonsky manteve totalmente a sua capacidade de raciocínio apesar da transformação, de modo que o Abominável pensa e raciocina como qualquer ser humano adulto normal, ao passo que Banner, ao se transformar, tem seu estado de consciência e capacidade de raciocínio afetados, vem daí o fato de que o Hulk, apesar dos poderes, tem um raciocínio e capacidade de discernimento não muito maiores do que uma pessoa com retardo mental.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

O Incrível Hulk (Seriado de TV)[editar | editar código-fonte]

Apesar de não aparecer no seriado antigo, há um vilão no episódio O Primeiro chamado DelFrye, que foi inspirado no Abominável.

Assim como o Abominável, DelFrye foi o primeiro oponente de Hulk a ter uma força física semelhante.

A criatura, interpretado por Dick Durock na telessérie, teve uma origem semelhante ao Hulk. DelFrye, que havia sido assistente e cobaia de um brilhante cientista que fazia expriências com radiação(Dr. Jeffrey Clive), aterrorizava seu povoado nos anos 50. No início da década de 1980, David Banner visita a pequena cidade, e DelFrye, já curado de sua transformação, diz ter uma cura para o caso de Banner. Na verdade, DelFrye apenas queria o poder de volta e conseguiu, voltando a se transformar no monstro. Os dois Hulks iniciam uma batalha, até DelFrye ser derrotado e morto pela polícia.

O Incrível Hulk (1996)[editar | editar código-fonte]

Aparece em alguns episódios, como O Retorno da Besta. Lá ele é um monstro verde de pele escamosa, parecido com um réptil gigante. Diferentemente dos quadrinhos, o Abominável não tinha o raciocínio de um adulto normal, pelo contrário, ele era até menos inteligente que seu inimigo Hulk.

Videogames[editar | editar código-fonte]

  • Aparece nos jogos, The Incredible Hulk (1994), Hulk: Ultimate Destruction (jogo de 2005) e The Incredible Hulk (jogo de 2008).

Filme de 2008[editar | editar código-fonte]

Tim Roth interpreta Emil Blonsky no filme The Incredible Hulk, e também é o ator cujos movimentos são capturados para a concepção gráfica do seu monstruoso alter-ego. No filme, Blonsky é um russo de nascimento que se alistou nos fuzileiros britânicos e está emprestado para o exército americano. Blonsky foi recrutado para caçar o Hulk e foi voluntário para o experimento que o transformaria num supersoldado (o mesmo soro que criou o Capitão América). Blonsky fica obcecado, e quer virar um Hulk para derrotar Banner; então pede ao Dr. Sterns para injetar o sangue contaminado de Banner em si e também se expor aos raios gama. Logo, o corpo de Blonsky sofre a mutação que o transforma no monstro superpoderoso.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) personagem de Banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.