Abracax

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Abraxas também chamado Abracax ou Abrasax é uma divindade que, segundo alguns, é o Supremo Ser, o Mitra dos persas. Consagrava-se grande respeito ao seu nome, cujas letras componentes, em caracteres gregos, tomadas como algarismos, formam a soma 365, número dos dias do ano. Na mitologia persa ele tem 365 virtudes, uma para cada dia do ano.

Também é formado pelos cinco elementos: espírito, palavra, sabedoria, poder e prudência.

Era um arconte com aparência de quimera (semelhante a um basilisco). Um demônio que era representado com uma cabeça de galo (ou um rei), corpo de um homem, pernas em forma de cobras, grande barriga e rabo cheio de nós. Sempre carregava consigo um chicote e um escudo. Usado também, como termo místico, muito em voga entre os gnósticos

Ele era o Deus dos hereges Basilianos, que o representavam também com uma cabeça humana coroada e serpentes ao redor dos pés.

Abraxas nas culturas do mundo[editar | editar código-fonte]

Opiniões não faltam sobre Abraxas, que em séculos recentes foi entendido como um deus egípcio e um demônio.

O psicólogo suíço Jung escreveu um breve tratado gnóstico em 1916 chamado os Sete Sermões aos Mortos, que tinha Abraxas como um deus acima do Deus Cristão e o Diabo, que combinaria todos os opostos num único Ser.

Para os ocultistas, a palavra tinha poderes mágicos e, gravada em pedras, poderia ser usada como amuleto ou talismã, para dar sorte.

No ano 208, foi mencionada em certo poema, quando o imperador Severus esteve na Grã-bretanha, como cura certa contra a febre terçã, que é aquela que se repete com três dias de intervalo.

Aparece no denominado “Triângulo Mágico“, que tem conexão com outros conceitos do ocultismo, inclusive no simbolismo.

Na antiguidade, o nome deste demônio era gravado em pequenas pedras, (as pedras de Abraxas), que eram usadas para fabricar amuletos. De acordo com a ancestral tradição mística Egípcia o nome desta entidade era usada para representar e invocar tanto Deus como o Demônio; tanto a luz como as trevas, pois representa a dualidade em tudo aquilo que existe: morte e vida, calor e frio, noite e dias etc.[1]

Referências

  1. «Conheça Abraxas, o arconte com aparência de quimera». Nefasto. Consultado em 8 de março de 2024