Abraham Gotthelf Kästner

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Abraham Gotthelf Kästner
Matemática
Abraham Gotthelf Kästner, pintura de Joh. Heinr. Tischbein
Nacionalidade Alemanha Alemão
Nascimento 27 de setembro de 1719
Local Leipzig
Morte 20 de junho de 1800 (70 anos)
Local Göttingen
Atividade
Campo(s) Matemática
Alma mater Universidade de Leipzig
Tese 1739: Theoria radicum in aequationibus
Orientador(es) Christian August Hausen[1]
Orientado(s) Georg Christoph Lichtenberg, Johann Christian Erxleben, Johann Tobias Mayer, Karl Christian von Langsdorf, Johann Friedrich Pfaff, Bernhard Thibaut, Heinrich Wilhelm Brandes

Abraham Gotthelf Kästner (Leipzig, 27 de setembro de 1719Göttingen, 20 de junho de 1800) foi um matemático alemão.

Vida[editar | editar código-fonte]

Filho do professor de direito Abraham Kästner. Casou em 1757 com Anna Rosina Baumann, falecida em 4 de março de 1758. Casou depois com a viuva de um oficial francês.

Profissão[editar | editar código-fonte]

Estudou a partir de 1731 na Universidade de Leipzig direito, filosofia, física, matemática e metafísica. Em 1733 foi notário. Em 1739 habilitou-se na Universidade de Leipzig, lecionando matemática, filosofia e direito. Em 1746 foi professor extraordinário na Universidade de Leipzig. Em 1756 foi professor de ciências naturais e geometria na Universidade de Göttingen, sendo diretor do observatório de Göttingen a partir de 1763. Foi professor e mais tarde colega de Georg Christoph Lichtenberg e Johann Christian Erxleben. Também foram seus alunos Johann Friedrich Pfaff, orientador de Carl Friedrich Gauss, Johann Tobias Mayer, filho de seu amigo e antigo diretor do observatório de Göttingen, Tobias Mayer, e Heinrich Wilhelm Brandes. Faleceu em Göttingen, em 1800, e foi sepultado no Bartholomäusfriedhof em Göttingen.[2]

Obras[editar | editar código-fonte]

Abraham Gotthelf Kästner

Dentre suas diversas publicações matemáticas destaca-se Anfangsgründe der Mathematik (Göttingen 1758–1769, 4 volumes; 6ª edição, 1800). Sua Geschichte der Mathematik (Göttingen, 1796–1800, 4 volumes) é uma obra monumental, faltando no entanto uma visõ geral sobre todos os ramos da matemática.

Além da matemática tornou-se conhecido pelo seu Sinngedichte, publicado inicialmente sem seu consentimento em 1781 em Gießen, pelo qual foi severamente criticado devido a seu humor negro e irônico sobre diversas personalidades.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Abraham Gotthelf Kästner
Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Abraham Gotthelf Kästner
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.