Abraham Simpson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Abraham Simpson
Personagem de The Simpsons
Ficheiro:Abe Simpson.png
Idade 79 anos
Sexo Masculino
Profissão Ex-veterano da Segunda Guerra Mundial
Parentescos Homer e Herb (filhos), Maggie, Lisa, Bart Simpson (netos) e Mona (esposa)
Dublagem original Dan Castellaneta
Dublagens
Dublagem no Brasil Waldyr Sant'anna (Temporadas: 1ª até o 4º episódio da 8ª e 15ª até o 9º episódio da 18ª)
Júlio César Barreiros (Temporadas: 5º episódio da 8ª até a 14ª)
Carlos Alberto Vasconcellos (Temporadas: 10º episódio da 18ª em diante e filme)
Primeira Aparição
Ullman Show Grampa and the Kids
The Simpsons Simpsons Roasting on an Open Fire

Abraham "Abe" Simpson - é um personagem da série Os Simpsons. É o patriarca da família Simpson,Tem 79 anos, pai de Homer Jay Simpson e de Herbert Powell Simpson; avô de Lisa Simpson, Bart Simpson e Maggie Simpson. Mora no Asilo de Springfield junto com seus amigos. Ele tinha sua própria casa, que vendeu para que com o dinheiro seu filho Homer conseguisse comprar a sua e se casar, conforme um determinado episódio. Depois de viver algum tempo na casa de Homer, ele foi mandado para o asilo. Sua vida amorosa é conturbarda, sendo abandonado pela mãe de Homer, que se tornou uma perseguida política. Também teve outro filho, além de Homer, que não era de seu conhecimento.

Namorou a idosa mãe da Marge, num episódio que foi feita paródia da cena final do filme "The Graduate", de 1967. Em outro episódio, casou e se divorciou de Selma Bouvier, uma das cunhadas gêmeas de Homer e conhecida pelos seus inúmeros ex-maridos.

Às vezes, enquanto fala de seus tempos de juventude e da Segunda Guerra Mundial, cai no sono. Em outras oportunidades, ele conta histórias longas e pelo geral incoerentes - por exemplo, adjudica-se a invenção do banheiro e ser quem causou que cães e gatos se odeiem - e apresenta um comportamento errático, com certas evidências de sofrer senilidade, além de uma má saúde. Quando ninguém mais toma decisões sobre o julgamento de alguém em Springfield, ele dá sempre a mesma ideia: "Vamos matá-lo!" e todos apoiam sua ideia.

Geralmente quando o vovô Abe começa a falar, todos saem de perto.

O vovô Abe mora no Castelo de Aposentados de Springfiled junto de seus amigos. No asilo, Abe tem muita sorte de encontrar sucesso rápido como escritor de uma série animada de Itchy & Scratchy (Comichão e Coçadinha, no Brasil). Na verdade os episódios eram de autoria de seus netos, Bart e Lisa, que apenas o faziam assinar pois precisavam de um adulto para isso.

Em um espetáculo no qual receberia um prëmio de melhor escritor, assistiu pela primeira vez os desenhos e se ofendeu com a violência, reclamando em seu discurso, o que foi visto como uma crítica a toda a indústria de desenhos animados. Desde então vovô Abe não ganhou mais nenhum prêmio.

O restante da família pelo geral não se importa muito e evita ele, sendo que ele foi pro Asilo por decisão de Homer na década de 1980. A insensibilidade de Homer chega a certos extremos, como quando seu pai perdeu os dois rins só porque Homer não o deixou descer do carro para ir ao banheiro, durante uma viagem familiar, ou quando o pôs fora de casa em plena noite de natal, na neve, sem nenhum motivo, apenas alegando que ele não poderia passar a noite ali. "Abe" é uma amostra crítica do desprezo que a sociedade geralmente tem com as pessoas idosas, sendo isto particularmente visível na relação entre o Homer e ele.

Sua ex-mulher, a mãe de Homer, é uma ativista pacifista e está fugindo da Justiça desde que Homer era muito pequeno. O Vovô Simpson tem um irmão que, segundo ele, desapareceu no fim da Segunda Guerra Mundial, mas em um episódio ele aparece morando no Taiti com muitas mulheres bonitas.

Em 2002, ele apoiou Bart Simpson na formação do polémico grupo «Anti-Skinner».


Ícone de esboço Este artigo sobre a série animada Os Simpsons é um esboço relacionado ao projeto The Simpsons. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Abraham Simpson