Abraham Zevi Idelsohn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Abraham Zevi Idelsohn (אַבְרָהָם צְבִי אידלסון‎ em hebraico; seu nome do meio às vezes aparece também gravado como Zvi, Zwi ou Zebi; (Feliksberg, atual Jūrkalne, na Letônia do Império Russo, 14 de julho de 1882Joanesburgo, África do Sul, 14 de agosto de 1938) foi um proeminente etnologista e musicologista judeu, tendo conduzido vários estudos conhecidos sobre a música judaica em todo o mundo.

Idelsohn recebeu aulas de canto quando ainda estava em sua cidade-natal. Trabalhou por um período curto pela Europa e África do Sul antes de emigrar-se para a Palestina em 1905 e estabelecer ali uma escola de música judaica em 1919. Três anos depois, em 1922, ele mudou-se para Cincinnati, Ohio, nos EUA, para tomar posse de uma cátedra na Faculdade de Música na Hebrew Union College. Entre seus trabalhos, encontramos Tesouros das Melodias Hebraico-Orientais (10 volumes, 1914-1932) e Música Judaica (1929). Ele é considerado como sendo o autor do texto da famosa música folclórica judaica Hava Nagila.

Ele é o avô materno de Joel Goodman Joffe, Barão de Joffe, representante do Partido dos Trabalhadores (Labour Party) na Câmara dos Lordes, do parlamento britânico.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.