Abram Stevens Hewitt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Abram Stevens Hewitt
Nascimento 31 de julho de 1822
Haverstraw, Nova Iorque
Morte 18 de janeiro de 1903 (80 anos)
Nova Iorque
Nacionalidade Estados Unidos Americano
Ocupação Político

Abram Stevens Hewitt (Haverstraw, Nova Iorque, 31 de julho de 1822Nova Iorque, 18 de janeiro de 1903) foi um professor, advogado, fabricante de ferro, congressista e prefeito de Nova Iorque. Foi genro de Peter Cooper (1791-1883), um famoso industrial, inventor, filantropo americano, e (durante a eleição presidencial de 1876) presidente do Comitê Nacional Democrata.

Infância, educação[editar | editar código-fonte]

Hewitt nasceu em Haverstraw, Nova Iorque. Sua mãe, Ann Gurnee, era descendente de huguenotes franceses e seu pai, John Hewitt, era de Staffordshire, Inglaterra, e emigrou para os Estados Unidos em 1790 a fim de trabalhar em um motor a vapor de geração de energia para uma indústria na Filadélfia.

Hewitt formou-se no Columbia College, em 1842. Lecionou matemática na escola, e tornou-se advogado vários anos mais tarde.

Fatalidade, família[editar | editar código-fonte]

De 1843 a 1844, Hewitt viajou para a Europa com seu aluno, Edward Cooper, outro futuro prefeito de Nova Iorque. Durante sua viagem de regresso, o navio em que viajavam naufragou. Depois disso, Hewitt tornou-se "praticamente um membro da família Cooper", e em 1855 casou com a irmã de Edward, Sarah Amelia.[1]

O pai de Edward e Sarah Cooper era o inventor e industrial Peter Cooper, que construiu uma laminadora e uma fábrica de ferro em Nova Iorque. Foi o primeiro, na cidade, a utilizar com sucesso o antracito no processo de pudelagem.

Negócios, líder cívico, reformador[editar | editar código-fonte]

Em 1845, Peter Cooper transferiu suas máquinas para Trenton, Nova Jérsei, onde construiu a maior indústria de laminados dos Estados Unidos para a produção de ferro para a ferrovia. Abram Hewitt associou-se a Edward Cooper para a criação da Trenton Iron Company, onde, em 1854, produziram as primeiras vigas estruturais de ferro forjado. Hewitt era conhecido pelo seu trabalho dedicado ao governo dos Estados Unidos e pela excepcionalmente boa relação com seus empregados, e ajudou seu sogro a fundar a Cooper Union.

Em 1871, destacou-se na reorganização do governo da Tammany Hall de Nova Iorque, após a queda do "Tweed Ring" liderado pelo infame Boss Tweed. Seu discurso mais famoso foi feito por ocasião da inauguração da Ponte do Brooklyn entre a ilha de Manhattan e o Brooklyn em 1883. Em 1886, foi eleito prefeito de Nova Iorque, derrotando o candidato do Central Labor Union, Henry George, o que foi considerado pelos apoiadores de Geoge como uma era fraude; o jovem Theodore Roosevelt ficou em terceiro lugar nesse ano.

Embora suas alianças políticas variassem para um lado e a facção para outro durante sua carreira na cidade, estado e na política nacional, Hewitt foi considerado um defensor consistente das práticas da moeda forte e da reforma do serviço público. Foi notável por seu espírito público, e desenvolveu um plano de financiamentos inovadores e de construção para o sistema de metrô da Cidade de Nova Iorque.

Recursos Naturais[editar | editar código-fonte]

Hewitt teve muitos investimentos em recursos naturais, incluindo participações consideráveis na Virgínia Ocidental, onde William Nelson Page (1854-1932) foi um dos seus gestores. Foi também sócio de Henry Huttleston Rogers (1840-1909), um famoso financista e industrial, que foi o homem-chave da Standard Oil Trust, e o principal desenvolvedor de recursos naturais. Um dos investimentos de Hewitt administrados por Rogers e Page foi a Loup Creek Estate no condado de Fayette, Virgínia Ocidental. A Deepwater Railway era uma subsidiária inicialmente formada pelos investidores da Loup Creek para transportar o carvão betuminoso das minas de carvão em suas terras a uma curta distância até a linha principal da Chesapeake and Ohio Railway (C&O) ao longo do rio Kanawha. Após disputas de preços, o pequeno trecho de ferrovia foi ampliado para estender-se por toda a Virginia até chegar ao novo porto de embarque de carvão em Sewell's Point, em Hampton Roads. Planejada secretamente bem debaixo do nariz das grandes ferrovias, ela foi rebatizada como Virginian Railway e também ficou conhecida como "a menor ferrovia mais rica do mundo" por grande parte do século XX.

Filantropia[editar | editar código-fonte]

Como filantropo, Hewitt esteve especialmente interessado na educação. A Universidade Columbia deu-lhe o grau de LL.D. em 1887, e foi presidente de sua Associação de Estudantes em 1883, e foi administrador de 1901 até sua morte. Em 1876 foi eleito presidente do American Institute of Mining, Metallurgical, and Petroleum Engineers, e foi fundador e administrador do Carnegie Institution for Science. Foi também administrador do Barnard College e do Museu Americano de História Natural.

Sua citação mais famosa é: "uma tributação desnecessária é uma tributação injusta".

Metropolitanos[editar | editar código-fonte]

Hewitt é mais conhecido por seu trabalho com a Cooper Union e no planejamento do financiamento e construção do sistema de metrôs de Nova Iorque, e é considerado o "Pai do Sistema de Metropolitanos da Cidade de Nova Iorque".

Morte[editar | editar código-fonte]

Hewitt morreu em 1903, e foi sepultado no cemitério Green-Wood, no Brooklyn, em Nova Iorque. Suas últimas palavras foram: "e agora, estou oficialmente morto". Disse isso depois de retirar o tubo de oxigênio de sua boca.

Legado[editar | editar código-fonte]

  • A Mansão Ringwood, em Ringwood, Nova Jérsei, a propriedade de verão da família Hewitt de 1857 até a década de 1930, está preservada como a peça central do Ringwood State Park de Nova Jérsei.
  • A Abram Stevens Hewitt School (P.S. 130) no Bronx, Nova Iorque tem esse nome em sua homenagem.
  • Um dos edifícios acadêmicos da Cooper Union recebeu esse nome em sua homenagem. Foi demolido e substituído por um "Novo Edifício Acadêmico" em 2007. Uma columa histórica do Edifício Hewitt projetada por Stanford White foi transferida para o Green-Wood Cemetery no Brooklyn, Nova Iorque onde agora faz parte do memorial Abram S. Hewitt.
  • Um famoso barco-bombeiro da Cidade de Nova Iorque Abram S. Hewitt que operou de 1903 até 1958, tem esse nome em sua homenagem. O barco foi posteriormente desmontado, e suas partes podem ser vistas no Witte Marine Scrapyard, em Rossville, Staten Island.

Referências

  1. Cooper Hewitt Family at Ringwood Manor. The Dictionary of American National Biography, Oxford University Press (2000). Página visitada em 13-4-2010.
Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Answering Mayor Hewitt


Câmara dos Representantes dos Estados Unidos
Precedido por
Fernando Wood
Membro da Câmara dos Representantes
do 10º distrito congressional de Nova Iorque

4-3-1875 — 3-3-1879
Sucedido por
James O'Brien
Precedido por
James O'Brien
Membro da Câmara dos Representantes
do 10º distrito congressional de Nova Iorque

4-3-1881 — 30-12-1886
Sucedido por
Francis B. Spinola
Cargos políticos
Precedido por
William R. Grace
Prefeito de Nova Iorque
1887–1888
Sucedido por
Hugh J. Grant
Posições nos negócios
Precedido por
Edward Cooper
Presidente da Cooper Union
1898—1903
Sucedido por
John E. Parsons