Abrigo para animais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Dog in animal shelter in Washington, Iowa.jpg

Abrigos para animais (também chamados de zoocômios), tais como canis e gatis, são locais especialmente construídos para alojar determinados animais, frequentemente os abandonados. Os Canis são também conhecidos como locais para criação de cães de raças determinadas. Podem ser obras de ONGs, pessoas solidárias, governamentais, ou por empresas privadas, algumas, inclusive que proporcionam o serviço para donos ausentes ou que viajarão, o fazem em troca de diária, verdadeiros "Hotéis para animais". Estes não podem ser considerados especificamente abrigos, já que necessitam pagamento.

Tipos de abrigos[editar | editar código-fonte]

Há muitos tipos distintos:

Abrigos "Portas-Abertas"[editar | editar código-fonte]

Um abrigo que aceita todos os animais doados, sem uma lista de espera ou horário marcado. Em geral não requerem pagamento, nem discriminam raça, idade, e, na maioria das vezes espécie. Estes, após um certo período, dispõe os animais recebidos para doação, ou em caso de espécies protegidas por lei, diretamente ao órgão relacionado à preservação de espécie do país. No Brasil, o Ibama.

Santuário de animais[editar | editar código-fonte]

Os santuários de animais cuidam dos animais durante o resto de suas vidas, sem necessariamente buscar um destino ou disponibilizá-los para a doação. Muitos destes estabelecimentos aceitam a animais não-adotáveis, como animais selvagens, que foram abusados fisicamente (em sua maioria em circos) como gorilas, e que necessitam de cuidados especiais, ou animais em estado médico que faz sua adoção difícil e pouco provável.

Organização de resgate[editar | editar código-fonte]

Estas organizações não são em si abrigos, mas possuem o mesmo objetivo. Os abrigos de animais geralmente são dedicados a cuidar de diferentes tipos de animais, enquanto que a maioria das organizações de resgate trabalham com um tipo ou raça específica de animal, e, têm voluntários que tem os animais em suas casas, até sua adoção. Também conhecido em alguns países como "Casa provisória".

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.